Geral

A Bahia confirma participação na greve nacional dos bancários a partir do dia 19/09

Os bancários, que estiveram, nesta quinta-feira (12/09), na assembleia em Salvador, para avaliar a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), decidiram pela paralisação das atividades por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira (19). Segundo a assessoria do Sindicato dos Bancários da Bahia, uma média de 500 profissionais participaram do encontro mobilizado pela entidade, que ocorreu no Ginásio de Esportes, na Ladeira dos Aflitos.

 Enquanto que os trabalhadores querem 11,93% de reajuste salarial, a federação ofereceu 6,1%. “Não vamos aceitar a proposta da Fenaban. Temos de lutar pelos nossos direitos e estamos preparados para a greve”, afirma o presidente do Sindicato da Bahia, Euclides Fagundes. Para o presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, é preciso aproveitar o momento para discutir com a sociedade a situação nos bancos e construir uma greve forte, combativa e de enfrentamento.

Na quarta-feira (18/09), os trabalhadores voltam a se reunir em assembleia para organizar o movimento.Se a decisão da greve for mantida, todo o estado estará mobilizado. Na pauta de reivindicação, o sindicato pede maior participação nos lucros e resultados, fim das metas e do assédio moral, investimentos em saúde e segurança e melhores de condições de trabalho.

Deliberações

Entre as deliberações da assembleia, o envio dos nomes dos delegados sindicais aos bancos para liberação nos dias 17 e 18 para mobilizar os demais bancários. Além disso, foi aprovada uma moção de repúdio contra o subsecretário de Segurança Pública do Estado, Ary Pereira, que na última terça-feira (10/09) agrediu manifestantes do MST (Movimento dos Sem Terra) no CAB (Centro Administrativo da Bahia).

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia
rsonoticias@hotmail.com

Deixe uma resposta