Minimizar os impactos ambientais causados pela poda de árvores, alertar sobre questões legais e de segurança, bem como ensinar sobre uso e a operação de motosserra e outras ferramentas e equipamentos adequados, além de capacitar e qualificar os profissionais que atuam nesta área. Estes são os objetivos do curso “Operação de Poda de Árvores”, que será promovido em Remanso pela Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, em parceria com o SENAI – Unidade Dendezeiros e a Prefeitura de Remanso. O curso acontecerá de 27 a 29 de agosto e as atividades ocorrerão das 8h às 17h30, na Secretaria de Educação do Município, localizado na Av. Coronel Olimpio Campinho, nº570.
Ministrado por Mariella Revilla, engenheira florestal da Coelba, juntamente com um representante do Senai, o curso tem carga horária total de 24 horas e contará com aulas práticas e teóricas. Prestadores de serviço da concessionária serão qualificados para executarem a poda com ferramentas adequadas, de acordo com a legislação ambiental e de forma que garanta a segurança do indivíduo e que a sobrevivência e o desenvolvimento da árvore não sejam comprometidos.
A arborização urbana é de responsabilidade do poder público municipal e sua gestão adequada contribui para melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. O serviço de poda deve ser realizado periodicamente para que galhos e folhagens não atinjam a rede elétrica, evitando possíveis interrupções do fornecimento de energia elétrica. Por se tratar de uma atividade de risco, a Coelba promove este curso, anualmente, em diversas cidades do estado, e oferece gratuitamente para técnicos das prefeituras.
O serviço de poda é uma das atividades monitoradas pelo Sistema de Gestão Ambiental, implementado pela Coelba no ano de 2006. O Sistema é alicerçado na ISO 14001, garantindo que as atividades de poda de árvores, construção e limpeza de rede, abertura e reabertura de faixa de servidão (retirada da vegetação que fica sob a linha de distribuição) sejam realizadas com o mínimo de impacto ambiental.
A preocupação da empresa em difundir práticas de segurança e de respeito ao meio ambiente está ancorada na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando à criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável.
A Prefeitura Municipal de Remanso, em sintonia com estes princípios, não poupa esforços e recursos para atender às demandas ambientais, capacitar seus servidores e parceiros, e oferecer serviços da maior qualidade possível ao nosso cidadão, que é o maior beneficiário de todo o trabalho.
adicionar comentário
VEJA TAMBÉM
Remanso conquista Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
Entre os dez municípios que integram o Território do São Francisco, Remanso conquistou, juntamente com Sobradinho, na categoria Prata, o...