O deputado federal Jesus Rodrigues (PT) agendou para amanhã, dia 15 de novembro, às 9h30, uma reunião com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do semiárido do Piauí, na Câmara de Vereadores de São Raimundo Nonato. O deputado busca articular a luta em defesa do prolongamento da adutora que está sendo construída em Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, para alguns municípios piauienses, como Caracol e Jurema.
Pouco antes do encontro, o deputado Jesus e o superintendente regional da CODEVASF, Valdiney Amorim, farão um sobrevoo na fronteira do Piauí com a Bahia para avaliar possíveis obstáculos ao prolongamento da adutora, para a qual estão sendo destinados R$ 80 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.
O parlamentar solicitou a extensão da obra ao Ministério da Integração Nacional, enfatizando a pequena distância até os municípios citados. “A última localidade da Bahia a ser atendida pela adutora é Angico dos Dias, que está a apenas 6 km da fronteira do Piauí. De Angico dos Dias até o centro de Caracol são 11 km”, ressalta.
A construção da adutora foi iniciada no último dia 12 de outubro e deve ficar pronta em até 18 meses. A obra levará água da barragem de Sobradinho a 70 comunidades de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado e Remanso, atingindo cerca de 40 mil baianos.
Durante a reunião em São Raimundo Nonato, também será discutido o Projeto de Integração da Bacia do São Francisco. “Essa ação foi abraçada por toda a bancada piauiense no Congresso, que conseguiu do Governo Federal a destinação de R$ 28 milhões para o estudo do projeto. A ideia é captar água do Lago de Sobradinho, interligando as barragens Petrônio Portela, Jenipapo, Pedra Redonda, Poço de Marruás, Estreito e Piaus, beneficiando cerca de 600 mil piauienses”, explica Jesus Rodrigues.
Fonte: Geraldo José