O diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado (SEI/BA) esteve em Juazeiro na manhã desta segunda-feira (7) onde participou, no auditório da SEDUC, de uma reunião com representantes dos municípios do Território do São Francisco. Geraldo Reis apresentou a resolução validada pelo Governador Jaques Wagner referente ao Plano de Atualização das Divisas Intermunicipais em todos os territórios do Estado.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Juvenilson Passos, participou do encontro representando o Prefeito Isaac Carvalho. Também estiveram presentes representantes das prefeituras de Remanso, Pilão Arcado, Uauá e Sento-Sé, os quais ouviram do diretor da SEI/BA que para buscar solucionar os litígios territoriais entre os municípios baianos e consolidar os atuais limites administrativos estabelecidos em consenso pelos prefeitos, foi aprovada no dia 11 de janeiro de 2011 a Lei nº 12.057, que visa à redefinição dos polígonos e marcos divisórios municipais.
O Plano de Ação, que inclui estudo de campo e diálogo com as comunidades atingidas, está previsto para iniciar neste mês de outubro. Além da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais também estão participando da elaboração e execução o IBGE/BA e a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Geraldo Reis explicou os motivos dessa atualização que está ocorrendo em outros territórios e agora chega ao Sertão do São Francisco.
“Há cerca de dois anos e meio estamos realizando esse trabalho e atingimos 357 municípios, representando aproximadamente 83% do território baiano. O resultado tem sido bastante exitoso, pois entre as solicitações do governador está a priorização das questões da população sobre o interesse econômico, além da identificação do sentimento de pertencimento das comunidades relacionadas a essas regiões que apresentam problemas relacionados aos seus polígonos municipais”.
Os dez municípios que compõem o Território do São Francisco serão avaliados e receberão visitas dos técnicos do IBGE. O município de Juazeiro, que tem uma grande extensão territorial, também está inserido no contexto dos problemas de comunidades mais próximas às sedes de outros municípios. Para o secretário Juvenilson Passos essa é uma questão que deve ser levada em conta em primeiro lugar para a melhoria das condições de vida da população.
“Questões econômicas, de saúde e de educação, ou seja, de sobrevivência no dia a dia, faz com que os moradores dessas comunidades distantes acabem buscando soluções nas sedes dos municípios vizinhos e bem mais próximos de suas moradias. Temos alguns exemplos em Juazeiro que agora serão revistos durante a avaliação. Segundo o que nos foi exposto pelos representantes do governo estadual essa atualização terá como foco melhorar a vida dos moradores dessas comunidades, que é o que mais importa. E assim sendo terá o nosso apoio”, ressaltou.
Por Luiz Hélio / Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo