De acordo com os dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) metade dos domicílios Pilão Arcado, não tem tem sanitário. Em 49,84% dos imóveis do município, a maioria na zona rural, os moradores precisam improvisar na hora de “ir ao banheiro”.
Mas não é preciso ir na zona rural para encontrar domicílios sem banheiro. Na própria sede de Pilão Arcado, em bairros periféricos, como Farofa e Alto da Codorna, dezenas de famílias sofrem com o mesmo problema. Em ambos, banheiros começaram a ser construídos há dois anos, mas não foram finalizados. E segundo o IBGE, além da metade dos domicílios de Pilão Arcado não possuir banheiro, em outros 42,38% dos imóveis o esgoto é direcionado para as chamadas fossas negras, que não oferecem nenhum tratamento.
O prefeito João Ubiratan Lima diz que o problema é histórico e difícil de ser resolvido pelo município. Mas a rede de esgoto está sendo construída desde 2008 pela empresa Nabla, através da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).
Informações: Correio
Redação: rsonoticias@hotmail.com