Um aplicativo chamado “Secret” (acesse aqui), que permite que o usuário conte segredos dele ou de amigos anonimamente por meio do aplicativo para contatos do Facebook, tem provocado polêmica e bombado nas redes sociais, com pessoas comentando frases que leram e fotos íntimas que viram. Sem ter seu nome ou foto divulgados, os usuários se sentem livre para compartilhar segredos e fotos.
O aplicativo gratuito foi lançado em 30 de janeiro para smartphones com sistema operacional iOS (acesse aqui) e Android (acesse aqui), mas só recentemente começou a ficar em evidência no Brasil, chegando a ser um dos tópicos mais comentados no Twitter na quinta-feira (7) e na sexta-feira (8) no país.
Ele é similar a outros apps como o “Whisper” e “PostSecret”.
Ao instalar o app, é necessário conectá-lo com sua conta do Facebook, permitindo que ele acesse a lista de amigos para acessar suas mensagens publicadas no “Secret”. Os desenvolvedores David Mark Byttow e Chrys Bader-Wechseler, dois ex-funcionários do Google, afirmam que é impossível identificar quem contou o segredo, já que não há nenhum dado ou foto do usuário. Eles também afirmam que não há risco de o segredo vazar no Facebook. O máximo de informação divulgada é que a mensagem foi publicada por um amigo ou por um amigo de um amigo no app.
O “Secret” permite comentar o segredo – também sem ser identificado – ou curtir a publicação. Mensagens que o usuário mais gostou podem ainda ser publicadas no Facebook ou no Twitter, além de poderem ser enviadas por SMS ou e-mail. Neste caso, quem está publicando estas mensagens será identificado. Ao ver um segredo que gostou, o usuário pode seguir o anônimo que publicou o texto ou a foto.
Além dos amigos, na área “Explorar”, é possível ler segredos de todo o mundo. Em vez de mostrar quem escreveu o texto ou publicou a foto, aparece o país ou o estado dos Estados Unidos de onde a pessoa está. Um segredo popular e marcado com uma estrela e fica com mais evidência.
Popularidade recente
Um dos motivos que “Secret” atraiu tanta gente é por conta do lançamento da opção “Collections”, uma página na web onde os segredos mais populares – e sempre anônimos – selecionados pela equipe do aplicativo. Isso fez com que mais pessoas se interessassem em fazer o download do app.
Antes disso, em junho, o app lançou a função “Dens”, que permite a criação de grupos que irão compartilhar segredos para uma comunidade em particular, como uma universidade, uma empresa ou um grupo de amigos menor do que a lista de amigos do Facebook.