Sem categoria

Campanha de vacinação contra febre aftosa na Bahia começa neste sábado

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2014 começa neste sábado (1º) e continua até 30 de novembro em toda a Bahia. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), informa que 4.315.718 bovinos e bubalinos, com idade até 24 meses, precisam ser vacinados.

A meta é ampliar cada vez mais a cobertura vacinal, mantendo a imunidade elevada do maior rebanho do nordeste, com 10.837.689 animais. Nesta etapa, cerca de 6,5 milhões de cabeças com idade superior a 24 meses ficam isentas da vacinação, o que representa redução direta da ordem de mais de R$ 15 milhões para os criadores nos custos da produção da pecuária baiana.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, o Governo do Estado, em conformidade com as determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adotou medidas padronizadas e uniformes que contribuíram para as conquistas, desde o status de Livre de Febre Aftosa com Vacinação, em maio de 2001, até a redução da faixa etária vacinal em 2013 e a extinção da Zona de Proteção este ano.

“O maior benefício do nosso trabalho é tornar efetivamente igualitário o negócio pecuário baiano, para podermos ofertar as mesmas condições aos grandes e pequenos criadores de todo o território baiano. Quando há integração entre governo e setor produtivo, os ganhos são de todos e sempre em prol do homem do campo”, disse o secretário ao reafirmar também o compromisso com o pequeno criador.

Fonte: Secom Bahia