A Coreia do Sul está empenhada em liderar a evolução da internet móvel. Na mesma semana em que uma empresa local prometeu oferecer acesso a 300 Mbps, o país asiático anuncia nesta quarta-feira o investimento de US$ 1,5 bilhão (R$ 3,4 bilhões) no desenvolvimento e aplicação da rede 5G. A expectativa é oferecer conexão rápida o suficiente para permitir dowloads de filmes inteiros em segundos.
O ministro da Ciência disse que a implementação da tecnologia deve demorar seis anos, mas a espera vai valer a pena porque a conexão deverá superar a velocidade do 4G em até 1.000 vezes. “Nós ajudamos a impulsionar os serviços nacionais de 2G nos 1990, o 3G nos anos 2000 e o 4G em 2010. Agora, chegou a hora de adotar uma ação preventiva para desenvolver o 5G”, afirmou o ministro em um comunicado.
De acordo com o porta-voz, o investimento é necessário para garantir ao país lugar de destaque nos próximos anos, uma vez que China, Estados Unidos e parte da Europa estão investindo pesado na próxima geração de internet móvel. No ano passado, o Olhar Digital publicou uma série de reportagens especiais e exclusivas sobre as iniciativas britânicas para construir redes de 5G. Confira.
A Coreia do Sul pretende lançar uma licitação em 2017 para definir o plano comercial a ser utilizado pelas operadoras a partir de 2020. As prioridades do governo recaem sobre as características da rede de transmissão, incluindo investimentos em Ultra-HD, transmissão holográfica e plataformas de redes sociais avançadas.
Fonte: Business Insider