Especialização do SUS fortalece e melhora o acesso dos usuários aos serviços em Remanso e região

 Especialização do SUS fortalece e melhora o acesso dos usuários aos serviços em Remanso e região

curso3(1)

Os cursos de especialização do Projeto de Apoio ao SUS continuam em Juazeiro. Nesta quarta-feira, 04, as atividades foram iniciadas no campus da UNIVASF, com a aula “Clínica Ampliada e Modelos de Atenção”, através de uma Vídeo-Conferência Nacional para 41 regiões, inclusive Pernambuco e Bahia, com cidades que compõem a Rede Interestadual.

Na Bahia, a estimativa é de que até 108 profissionais sejam formados em Juazeiro e na região composta por oito municípios: Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Canudos, de forma que contribuirão para uma maior qualificação do SUS em cada localidade.

A transmissão foi realizada com a palestra do especialista no SUS, Gastão Wagner de Souza, convidado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês. O público: alunos dos três cursos – Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e Educação na Saúde para Preceptores do SUS. Os profissionais estão inseridos na rede pública (SUS). Para o facilitador, Avelar Batista dos Santos, falar das necessidades da população e dos modelos de atenção é uma metodologia eficaz para os três cursos. “Só assim os profissionais poderão ter uma melhor aplicabilidade cotidiana no processo de trabalho. Isso através das estratégias educacionais do Instituto Sírio Libanês que realiza também oficinas, aprendizados baseados em equipes”, disse.

Avelar Batista explica a importância da vídeo-transmissão. “É necessário que os profissionais percebam a dimensão do curso e a articulação em todo o país. São novos conhecimentos vindos das realidades de cada local, de forma que fortalecerão o SUS em todo o país e garantirá o acesso aos atendimentos”, enfatizou. Os cursos foram iniciados em dois de abril. As oficinas encerram sexta-feira desta semana, retornando em julho e encerrando em dezembro deste ano. O objetivo educacional durante os três dias é identificar a necessidade de saúde e dos modelos de atenção.

A vídeo-transmissão visa ampliar a capacidade dos profissionais na identificação das necessidades de saúde das pessoas, da família e comunidade. “Além de apoiar a construção de linhas de cuidado que possam expressar os fluxos assistenciais seguros e garantidos aos usuários, no sentido de atender as necessidades de saúde”, registrou o facilitador. Para a enfermeira Tatiane Malta, que está fazendo o curso Gestão da Clínica, a iniciativa é muito importante para enriquecimento profissional e qualificação dos serviços.

“Muito interessante esta oportunidade de aprender com vários profissionais do Brasil e de outras cidades da região. Com isso, acrescento conhecimentos nas práticas de atenção à saúde e de enfermagem. Aqui discutimos casos, ampliamos o olhar de forma que o conhecimento não fique apenas restrito, pois como o ser humano muda, a assistência deve evoluir. A palestra de Gastão Wagner, pioneiro no acolhimento e na construção do SUS, será também base para minha especialização”, concluiu satisfeita. O evento é uma realização da Secretaria da Saúde de Juazeiro em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês, além de outros parceiros.

Informações: Vânia Castro/Assessoria Sesau

Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *