No último final de semana, 26 e 27/04, o salão do Centro Social, localizado próximo à Igreja Matriz, foi sede do encontro de formação ocorrido com estudantes do 7º e 8º anos do Colégio Municipal Ruy Barbosa. Nestes dois dias, foram realizadas oficinas de educomunicação, que ajudaram a conscientizar os estudantes sobre o papel dos meios de comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Durante o evento, os alunos desenvolveram atividades utilizando três meios de comunicação: blog, fotografia e rádio.
A ideia de trabalhar com jovens de Remanso surgiu no ano passado a partir da Campanha da Fraternidade, cujo tema foi: “Fraternidade e Juventude”. Em 2013, a equipe da paróquia Nossa Senhora do Rosário que ficou encarregada de desenvolver atividades com a juventude remansense promoveu um encontro com estudantes e jovens engajados em vários grupos de nossa cidade. Dalí sugiram várias propostas de trabalho capazes de promover a formação cidadã de nossos jovens.
No início deste ano de 2014, foi montada uma comissão encarregada de continuar os trabalhos iniciados em 2013. Surgiu, então, a ideia de se trabalhar a formação cidadã dos estudantes e o papel deles no processo ensino-aprendizagem.
A Pastoral da Comunicação (PASCOM) de Remanso participa do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, que promove diversas atividades dentre as quais as de educom. Atualmente, a entidade, com o apoio da Cese (Coordenadoria Ecumênica de Serviços), está trabalhando o projeto “ABC da Mídia: educomunicação em foco” em cinco municípios que integram o Território do Sertão do São Francisco: Juazeiro, Curaçá, Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes e Remanso. Assim, enquanto a Comissão da Juventude da paróquia Nossa Senhora do Rosário ficou incumbida de mobilizar os estudantes e organizar o encontro de formação, este teve como facilitadoras Érica e Gisele, funcionárias do IRPAA e militantes do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco.
Foram dois dias de bastante trabalho e muita produção. É muito bom ver os nossos estudantes participando de um projeto que, sem sombra de dúvidas, os envolverá cada vez mais com sua escola e a partir dela pensar soluções para os vários problemas da sua cidade.
Gostaríamos de agradecer a paróquia Nossa Senhora do Rosário na pessoa do Pe. José Benedito, que deu todo o apoio sem o qual não seria possível a realização deste encontro. A Érica e Gisele, que com muita competência conduziram as oficinas. A rádio comunitária Zabelê FM na pessoa de Alex Gonçalves, que nos cedeu espaço na programação da emissora. A Nilton Show, que ajudou a gravar a chamada para o programa “A Voz do Estudante”, apresentado pelos os estudantes na Zabelê FM. A Regis, que fez a operação do som durante o programa. Ao grupo de capoeira “Garras da Fé” na pessoa do Mestre Macarrão, que fez o encerramento das atividades do sábado e ao grupo de Hip Hop na pessoa de Ismael, que encerrou as atividades de domingo.


As fotos desta postagem foram tiradas pelos próprios participantes como parte prática da Oficina de Fotografia, texto do nosso correspondente PASCOM Marcos Paulo.