Primeiro encontro de jovens vicentinos em Remanso
Neste domingo, 17/08, a Sociedade São Vicente de Paulo de Remanso realizou o 1º Encontro dos Jovens Vicentinos com o tema: “Missionários na Caridade”. Participaram do encontro jovens vicentinos das conferências de Remanso, Vila Aparecida e Lagoa d’ Água.
Em sua fala, Irª Cleide, diretora espiritual dos vicentinos em Remanso, expôs algumas atitudes que devem ser assumidas por aquele e aquela que deseja e quer conviver de maneira fraterna consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo. Todas estas atitudes são benditas porque aproximam as pessoas que passam a se relacionar de maneira harmoniosa e respeitosa.
1ª Atitude: Ao acordar, agradecer pelo novo dia.
2ª Atitude: Fazer a higiene espiritual, deixando de lado tudo àquilo que nos impede de sermos felizes;
3ª Atitude: pronunciar apenas palavras que sejam capazes de abençoar a vida de alguém e que acrescentem algo de bom para as pessoas;
4ª Atitude: Calar, pois o Senhor nos deu dos ouvidos e uma boca para falarmos menos e escutarmos mais;
5ª Atitude: Erguer a cabeça, pois viver triste não faz parte da vida de um autêntico cristão;
6ª Atitude: Esforçar-se para realizar os projetos e objetivos planejados;
7ª Atitude: Posicionar-se em direção daquele que dá sentido a vida, Jesus Cristo;
8ª Atitude: Orar, porque só assim cultivamos a intimidade com Deus;
9ª Atitude: Crer que o dia será abençoado, pois somos seguidores de Jesus.
Já José Nilton, coordenador de missão da região metropolitana de Recife e Olinda, exortou os presentes no encontro à missão, mostrando que o trabalho dos vicentinos é servir Jesus na pessoa do pobre, pois nele contemplamos Jesus crucificado.
Como cultivar o valor da solidariedade num mundo tão individualista? Para o cristão é assumir a autenticidade do verdadeiro seguidor de Jesus, que é “vivenciar a palavra de Deus a serviço do outro que sofre, no pobre que está lá na periferia da cidade e que talvez não tenha nada para comer”, afirma José Nilton.
Em sua missão, o vicentino dedica toda a sua vida para promover a dignidade da pessoa humana tanto materialmente, quanto espiritualmente. Não é um trabalho apenas assistencialista, mas é um serviço que pretende transformar de modo integral a pessoa e com ela ajudar a construir um mundo mais humano, justo e fraterno. O vicentino é, portanto, “aquele que aparece para fazer” a diferença na vida das pessoas.
Na parte final do encontro, a plenária foi dividida em grupos, que refletiam alguns trechos do Evangelho de Jesus e em seguida partilharam a reflexão em forma de dinâmicas.
Fonte: Paroquia de Remanso