Região

Representantes do MEC visitam Juazeiro para implantação do Curso de Medicina

_DSC0062

Representantes do Ministério da Educação (MEC): José Guido Corrêa Araújo, Maria Bernadete de Cerqueira Antunes e Regina Celes de Rosa Stella, além de um dos integrantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), André Luiz de Oliveira, reuniram-se semana passada no Gabinete da Secretaria da Saúde com secretário de Saúde Cássio Garcia, o assessor de Políticas Sociais, Carlo Neiva para avaliar a implantação do curso de graduação em Medicina através de instituição de educação superior privada. A visita in loco da comissão de Avaliadores – que também foi acompanhada pelo Superintendente de Regulação e Humanização, Mário Machado, e pela coordenadora do Núcleo de Regulação, Nancy Brant –, foi designada pela Secretaria de Regulação da Educação Superior do Ministério da Educação – SERES/MEC com o objetivo de fazer o diagnóstico das condições do município pré-selecionado mo âmbito do Edital/MEC nº. 3 de 22 de outubro de 2013.

Durante a visita os profissionais estiveram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais da rede pública (UPA, Hospital da Criança, Maternidade, CAPS, Policlínica, Hospital Regional) e da rede complementar (Pró-Matre e SOTE). Na ocasião, foi citada a estrutura de ensino e de saúde da cidade, além de observado o contexto de integração do futuro curso com a gestão local e regional do Sistema Único de Saúde – SUS.

“Caso Juazeiro seja contemplado com o curso, o mesmo será implantado com base na demanda social e ampliará o acesso à educação superior. É mais uma porta que se abre oportunizando aos jovens juazeirenses estudarem na própria cidade. Com a vinda do curso, vamos progredir tanto na educação, na saúde, como na economia, turismo, enfim, será mais um ganho positivo para Juazeiro e região”, registrou o titular da pasta Cássio Garcia. Após visita a algumas unidades e equipamentos de saúde de Juazeiro a comitiva se reuniu com o prefeito Isaac Carvalho no Paço Municipal. “A Prefeitura não medirá esforços a fim de trazer esse curso de medicina. Nessa visita eles puderam constatar o trabalho sério que vendo sendo realizado na área da saúde em nosso município. Estamos muito otimistas”, avaliou Isaac.

Ascom SESAU
Fonte: Geraldo José

Deixe uma resposta