O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaôr Grangeon de Siqueira, foi convidado pela diretoria do Rotary Club local para fazer uma apresentação sobre as principais ações da Companhia em sua área de atuação na região norte da Bahia.
A palestra foi realizada na noite da última terça-feira, 28, dia do agricultor, e reuniu os membros do Rotary no Polo Gastronômico Armazém Caffé, no bairro Jardim Vitória.
O representante da Codevasf expôs aos presentes ações nas áreas de infraestrutura hídrica, saneamento básico, abastecimento de água, Arranjos Produtivos Locais (APL’s), agricultura irrigada, incentivo a pequena agropecuária, ações de revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco e detalhes do programa Água para Todos.
Ao final da palestra foi aberto um espaço para perguntas, e os rotarianos questionaram o superintendente sobre vários assuntos, mas principalmente sobre a crise hídrica.
Alaôr explicou aos presentes como os técnicos da Codevasf detectou no ano passado a possibilidade da redução do nível de água no lago artificial da barragem da hidroelétrica de Sobradinho, e como isso poderia afetar os empreendimentos de irrigação no vale do São Francisco. Em seguida foram apresentadas as ações emergenciais que podem ser tomadas e já estão em andamento para redução no impacto hídrico que a situação pode causar.
Um dos exemplos foi o serviço de barramento na tomada de água do perímetro irrigado de Pedra Branca, que elevou em 20 centímetros o nível de captação na estação de bombeamento, normalizando assim o abastecimento no local. Alaôr falou também sobre o uso de flutuantes para captação de água, caso a situação venha a se agravar.
Ao final da apresentação, Alaôr Grangeon de Siqueira a oportunidade, e destacou a presença, na plateia, de dois ex-superintendentes regionais, que fazem parte da história da companhia na região.
Para o presidente do Rotary Club de Juazeiro, Josenato Medrado da Silva, “a palestra foi muito esclarecedora, e mostrou em detalhes como é a atuação da Codevasf na região”. O que mais chamou a atenção de Josenato foi a solução encontrada para melhorar a captação de água no perímetro Pedra Branca. Ele observou que “Alaôr, como gestor, mostrou que a criatividade pode ajudar a resolver grandes problemas, com pequenas soluções e baixo custo, e foi isso que ele fez lá”.
Informações: Codevasf