quarta-feira, maio 7, 2025

Brasileiro condenado por tráfico na Indonésia é executado por fuzilamento

Marco Archer dentro da cadeia na Indonésia (Foto: Rogério Paez / Arquivo pessoal)
Marco Archer dentro da cadeia na Indonésia (Foto: Rogério Paez / Arquivo pessoal)
O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi executado na madrugada deste domingo (18) na Indonésia– 15h31 deste sábado (17), pelo horário de Brasília. O método de execução de condenados à pena de morte no país é o fuzilamento.

O instrutor de voo livre havia sido preso em 2004, ao tentar entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-x, no Aeroporto Internacional de Jacarta. Archer conseguiu fugir do aeroporto, mas duas semanas depois acabou preso novamente. A Indonésia pune o tráfico de drogas com pena de morte.

Além do brasileiro, foram executados na ilha de Nusakambangan, Ang Kiem Soe, um cidadão holandês; Namaona Denis, um residente do Malawi; Daniel Enemuo, nigeriano, e uma cidadã indonésia, Rani Andriani. Outra vietnamita, Tran Thi Bich Hanh, foi executada em Boyolali, na Ilha de Java.

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota em que disse estar “consternada e indignada” com a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira na Indonésia. O embaixador do Brasil em Jacarta, segundo a nota, será chamado para consultas.

Na linguagem diplomática, chamar um embaixador para consultas representa uma espécie de agravo ao país no qual está o embaixador. Na sexta-feira, a presidente Dilma fez um apelo por telefone ao governante da Indonésia, Joko Widodo, para poupar a vida de Archer, mas não foi atendida. Widodo respondeu que não poderia reverter a sentença de morte imposta a Archer, “pois todos os trâmites jurídicos foram seguidos conforme a lei indonésia e aos brasileiros foi garantido o devido processo legal”, segundo nota da Presidência.

O secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, reuniu-se, em Brasília, com o embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto, para manifestar a “profunda inconformidade” com o fuzilamento. O Itamaraty voltou a dizer que o cumprimento da sentença de morte representa uma “sombra” nas relações entre os países.

Fonte: G1

Recentes

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 20 milhões

As seis dezenas do concurso 2.859 da Mega-Sena serão...

Secretária de Educação de Remanso cumpre agenda em Salvador e discute melhorias no transporte escolar

A Secretária de Educação de Remanso, Neila Regis, esteve...

Prefeitura de Remanso realizará audiência pública sobre melhorias nas estradas vicinais

A Prefeitura de Remanso irá promover nesta quarta-feira (07)...

Deputado Zó destina ambulância para Pilão Arcado; Leosmir Gama recebe veículo

O município de Pilão Arcado foi contemplado, nesta segunda-feira...

Newsletter

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 20 milhões

As seis dezenas do concurso 2.859 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida...

Secretária de Educação de Remanso cumpre agenda em Salvador e discute melhorias no transporte escolar

A Secretária de Educação de Remanso, Neila Regis, esteve em Salvador nesta semana acompanhada de sua equipe técnica, cumprindo agenda institucional junto à Secretaria...

Prefeitura de Remanso realizará audiência pública sobre melhorias nas estradas vicinais

A Prefeitura de Remanso irá promover nesta quarta-feira (07) uma audiência pública para discutir, junto à população, especialmente os moradores da zona rural, melhorias...