Mostrar as nuances e peculiaridades de uma das manifestações culturais mais importantes de Juazeiro (BA). Este é o objetivo da Exposição Fotográfica “Irmãos das Almas”, produzida pelo casal de jornalistas e fotógrafos, Adeilton Júnior e Raryana Wenethya, que decidiram homenagear com uma mostra a tradição secular da penitência.
A exposição reúne 60 fotografias, divididas entre projeções e ampliações, todas em tons de cinza. Segundo Raryana Wenethya, as fotos pretendem construir uma narrativa cronológica de uma noite de caminhada feita pelos penitentes. “Vamos mostrar as Casas de Oração, as Estações e residências visitadas durante as caminhadas. Tudo para que os visitantes possam conhecer um pouco mais e sentir como é uma noite de caminha dos penitentes”, afirma.
Para o fotógrafo, Adeilton Júnior, a exposição foge da visão exótica que, segundo ele, é a maneira mais comum com que os penitentes são mostrados. “Buscamos evidenciar o que está além dessa abordagem: A beleza da simbologia; A chama de fé; O cansaço da caminhada, as ladainhas. Isso é o que queremos homenagear com esta Mostra”, destaca.
A Exposição Fotográfica é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso dos autores, orientado por Márcia Guena, e pode ser visitada de segunda a sexta – feira, das 18h às 21h, no Centro de Cultura João Gilberto. A entrada é gratuita.