
Durante toda sua carreira, Lewis Hamilton nunca escondeu a admiração por Ayrton Senna. Correu por muitos anos com um capacete em que a cor predominante era o amarelo, justamente para homenagear o grande ídolo no esporte. Dono de um estilo arrojado e bom piloto em pista molhada, muitos vêem no piloto inglês características similares às do brasileiro.
E o sucesso que obteve nos últimos dois anos o deixa muito perto de uma marca histórica. Daqui a quatro etapas, no GP de Cingapura, Hamilton vai alcançar Senna no número de provas disputadas, 161. E, após o triunfo em Silverstone no último domingo, está há apenas três triunfos do brasileiro: 38 a 41. Se vencer três das próximos quatro etapas, ele teria exatamente o mesmo aproveitamento de seu ídolo.
O LANCE! estava com Hamilton quando ele foi confrontado com a estatística. Ele demonstrou enorme surpresa com a comparação e, sorrindo, deixou claro como ela o deixa bastante emocionado.
– Isso me deixa muito feliz. Ayrton era meu piloto favorito, é até hoje. Desde que comecei a correr, sempre quis replicá-lo. Estar no mesmo nível de resultados é algo que me deixa incrivelmente orgulhoso e honrado – disse o piloto.
Nos outros quesitos, os dois também demonstram um equilíbrio muito grande. Hamilton tem cinco melhores voltas a mais do que Senna, conquistou até aqui apenas um pódio a menos e tem um título mundial a menos – liderando a atual temporada, pode igualar o brasileiro no final deste ano.
Apenas em número de pole positions é que a diferença é signinificativa. Senna largou em primeiro 65 vezes, Hamilton em 46 ocasiões, uma diferença de 19 poles. Ainda assim, o inglês se tornou no último final de semana o terceiro da lista de pilotos que mais obtiveram poles na história da F-1. Senna é o segundo. O recordista é o alemão Michael Schumacher, com 68 poles.
Lewis Hamilton
GPs disputados: 157
Vitórias: 38
Poles: 46
Voltas mais rápidas: 24
Pódios: 79
Títulos: 2
Ayrton Senna
GPs disputados: 161
Vitórias: 41
Poles: 65
Voltas mais rápidas: 19
Pódios: 80
Títulos: 3
Fonte: Terra