Região

Manifestantes são recebidos pelo prefeito e pauta de reivindicações é atendida

reuniaosento-semab

O prefeito de Sento-Sé Ednaldo Barros se reuniu tarde passada (21), com lideranças ligadas ao Movimento dos Atingidos por Barragens, que estavam acampadas em frente à prefeitura municipal, desde as primeiras horas do dia. Eles apresentaram uma pauta de reivindicações que incluía o acesso à água, através da conclusão de 26 sistemas de abastecimento de água que estão sendo construídos pela CODEVASF no interior do município; aparelhamento das unidades escolares; atendimento médico; transporte escolar de qualidade e recuperação das estradas vicinais. Durante a reunião, representantes da CODEVASF asseguraram que até o dia 30/07, a empresa responsável pela execução dos serviços entregará a obra pronta, caso contrário a estatal adotará medidas administrativas cabíveis. Para isso, no dia 04/08, será realizada uma vistoria técnica, que apontará a realidade da obra.

Outra reunião com as partes interessadas ficou agendada para o dia 14/08, em Juazeiro para definir estratégias de funcionamento e operação dos sistemas. Como parte do acordo, ficou definido também que a prefeitura irá articular um conjunto de ações nas comunidades de Brejo de Dentro, Brejo de Fora, Piçarrão, Mulungu, Café da Rosa, Mergueira e Vilinha. São ações de cidadania e convivência com semiárido, como ampliação da oferta de água para o consumo humano através de carros pipas, expansão do atendimento médico, aquisição de carteiras, adequação da frota escolar, recuperação das estradas vicinais e construção de aguadas.

Participaram do encontro: representantes da Prefeitura, CODEVASF, CDR, IRPAA e MAB (Movimento dos Atingidos por Barragem). Ao final do encontro, os trabalhadores se reuniram na praça para agradecer o êxito alcançado. Eles consideraram o manifesto positivo e proveitoso. O prefeito Ednaldo Barros reconheceu as distorções e considerou justas as reivindicações. Disse que o diálogo é o caminho para o entendimento e a construção de uma sociedade mais fraterna e igualitária.

Fonte: Ascom Sento-Sé