As principais vítimas são as famílias, afetando diretamente o convívio, as relações interpessoais diárias que ao longo dos últimos anos com o surgimento das redes sociais, tem deixado de existir no ambiente familiar. A mudança de comportamento é notório em meio à sociedade. Para todas as direções que se olhe, em todos os lugares e situações, sempre há alguém conectado à internet, fazendo uso das redes sociais e aplicativos de mensagens como o campeão em popularidade WhatsApp.
As redes sociais e os diversos aplicativos de troca de mensagens apresentam vantagens e desvantagens / prejuízos. As vantagens são as mais diversas, pois facilitaram a comunicação entre as pessoas, encurtando distâncias e deixando evidente a necessidade do avanço e melhoria das mesmas em prol do desenvolvimento dos ambientes organizacionais, como: empresas, entidades educacionais e etc. As desvantagens na sua maioria são atribuídas aos crimes cibernéticos, praticados por indivíduos que usam a internet e as redes sociais para denegrir a imagem de pessoas, praticar roubos, entre outros.
Até pouco tempo atrás, o acesso a rede mundial de internet, era possível apenas através de computadores, mas, com o lançamento dos aparelhos de celular mais modernos, o acesso ficou ainda mais fácil, podendo ser feito de qualquer local, e isso, ao invés de apenas facilitar nossas vidas, trouxe os escravos tecnológicos.
Há pessoas que não conseguem desligar o aparelho ou se desligar do mundo, até mesmo para dormir ou passar um final de semana com a família, verificando constantemente sua caixa de e-mails, mensagens sms ou mesmo atualização de redes sociais, como o facebook. Se ao sair para trabalhar e esquecerem seu celular em casa, não é raro voltarem desesperados para ficar em posse do tão valioso aparelho.
Se você faz parte desse rol de pessoas, poderá estar sofrendo de Monofobia, ou seja, em geral é o medo de ficar sem comunicação, medo de ficar incomunicável, sozinho e isso merece cuidado.
É o momento de rever atitudes, valorizar mais o contato pessoal, cultivando amizades reais, aproveitar a natureza e usando a tecnologia para facilitar a vida, e não ser escravo dela.
Fonte: Diário de Ourinhos