
Uma fotografia que mostra um policial negro amparando um militante de um grupo que proclama a supremacia branca ganhou destaque na mídia internacional, dois dias após ser publicada no Twitter.
O clique, feito pelo fotógrafo Rob Godfrey, foi feito no último sábado, quando militantes de diversos grupos que apoiam a supremacia branca – incluindo a Ku Klux Klan – fizeram marchas, em frente ao Capitólio de Columbia, capital da Carolina do Sul. Os protestos aconteceram uma semana após uma bandeira confederada – símbolo da segregação racial nos EUA – ser removida do legislativo estadual.
Durante as manifestações, cinco pessoas foram presas e outras sete passaram mal, entre elas o idoso, que foi ajudado pelo chefe de polícia Leroy Smith. Na imagem compartilhada na rede social, o oficial aparece dando apoio ao homem, que veste uma camisa negra com uma suástica estampada.
“Leroy Smith ajuda o supremacista branco a conseguir abrigo e água por causa do calor”, explicou Rob Godfrey no Twitter, onde a foto já foi compartilhada mais de 5 mil vezes.
A ação do policial chamou a atenção de internautas, que elogiaram sua conduta.
“Um grande exemplo de como as pessoas devem se comportar – independentemente de suas posições, emoções e sentimentos”, escreveu um deles. Outro acrescentou: “Ele (Smith) é um profissional e fez o que foi treinado para fazer. A cor não tem nada a ver com o seu trabalho. O branco nunca vai esquecê-lo”.
Informações: Time