Geral

Aplicativo para coibir ‘vingança pornô’ já está disponível

Já está disponível para download o aplicativo “Vazow”, criado pela Secretaria de Segurança do Piauí, para coibir casos de vingança pornô, cada vez mais frequentes no país.

O “Vazow” possui uma coleção detalhada de procedimentos e outras orientações, com foco especial na exclusão de conteúdo íntimo divulgado em redes sociais e sites diversos. Nele o usuário encontra também dicas de como evitar ser vítima, legislação relacionada ao assunto e outros conteúdos jurídicos, além de suporte para contato.

De acordo com a delegada Eugênia Villa, diretora de gestão interna da Secretaria de Segurança, o aplicativo vai ajudar vítimas de vingança pornô, que na sua grande maioria são mulheres. “As mulheres são os principais alvos de vazamentos de fotos e vídeos íntimos. Termina o relacionamento e o parceiro, para se vingar, acaba publicando fotos e vídeos em redes sociais”, comentou.

A delegada ressalta que vingança pornô pode causar graves danos às mulheres, como depressão profunda e até tentativas de suicídio e que outro grande problema enfrentado pelas vítimas é a luta para apagar os registros das imagens vazadas sem consentimento. “O app é um esforço conjunto de profissionais da Segurança Pública e outros de área jurídica que, ao longo de suas carreiras, tem ajudado vítimas desse apedrejamento virtual. Ele é gratuito e além de excluir a foto ou vídeo de redes sociais, dá orientação às vítimas de como denunciar e como se proteger”, explica.

aur2z6mjohfgaoh6xdg3hranazltex-ayrqisukjy8xf

Eugênia Villa lembra que vítimas de crime pela internet podem fazer um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia. “A internet não é uma terra sem lei. O marco civil da internet foi um avanço, nesse sentido. Os crimes que punem de acordo com o Código Penal também podem ser aplicados ao meio eletrônico e serem julgados pelas mesmas penas. Por isso, mulheres vítimas denunciem”, enfatizou.

O “Vazow” está disponível para sistema Android. Para baixar acesse Play Store; no campo busca, digite “Vazow”; localize e selecione a imagem do app e clique em instalar. “Por enquanto, apenas aparelhos com sistema Android poderão baixar o “Vazow”, mas nossa equipe está trabalhando e em breve aparelhos com sistema IOS também poderão usar o aplicativo”, esclarece delegada Eugênia Villa.

Para o Secretário Estadual de Segurança, Capitão Fábio Abreu, o “Vazow” é mais uma ferramenta na batalha encabeçada pelo Governo do Estado de garantir igualdade de gênero. “Com o aplicativo vamos garantir às mulheres o direito de excluir fatos íntimas publicadas indevidamente na internet. Mas além disso, temos outras ações voltadas para a mulher como, por exemplo, a criação do primeiro Núcleo de Feminicídio do Brasil. Nossa ideia, agora, é transformar esse núcleo em Delegacia do Feminicídio, que vai integrar todas as delegacias que já realizam trabalho de combate a crime contra mulheres”, disse.

ah0drjwipxh4tkti80c4xb9tqy6hs5l5vajughigiy0f

akoggkz2lbarp80cnh8ezniglgdeu5hpjskmgj9papar

at07f4bbrtyvpmfqrs0o2cwgqzfmcvxa9tlyuu5ifj