Esporte

Daniel Alves brinca com Messi sobre prêmios da Fifa: ‘Quando eu vou, você ganha’

0,,21981593-EX,00

As entrevistas de Daniel Alves costumam ser um verdadeiro show, e não foi diferente nesta segunda-feira, dois dias antes do jogo de volta entre Barcelona e Arsenal, no Camp Nou, pela Liga dos Campeões. Em declarações ao jornal inglês “The Guardian”, o lateral-direito mostrou a espontaneidade e o senso de humor característicos para falar sobre sua história vitoriosa no clube catalão, pelo qual já conquistou trinta títulos.

O brasileiro comentou, com sarcasmo, as críticas que recebeu na última temporada. Embora tenha sido titular em mais um ano de domínio absoluto do Barcelona, campeão nacional e europeu, Daniel Alves teve a renovação de contrato bastante adiada pelo clube. O brasileiro chegou a dar entrevista explosiva em maio de 2015, quando cantou, xingou uma rádio de Madri, imitou Cristiano Ronaldo e evitou cravar sua saída, que acabou não se concretizando.

— Sem defender bem, sem atacar bem, sem ter capacidade de fazer um único cruzamento decente, eu estou no Barcelona há nove anos. Imagina se eu fosse bom — ironizou Alves, antes de se aprofundar sobre sua trajetória na Catalunha:

— No Barcelona, não é o suficiente ser uma fera. Com todos os meus defeitos, sou o segundo estrangeiro com mais jogos pelo Barcelona na história. Apenas Leo (Messi) está acima, se não me engano. Sei que a maioria das pessoas não gosta de mim, mas se joguei tanto não posso ter apenas defeitos, eu devo ter algumas qualidades também — comentou.

A parceria com o argentino Lionel Messi, por sinal, também foi tratada com bom humor pelo lateral-direito. Desde que chegou ao Barcelona, em 2008, Daniel Alves já foi eleito o melhor lateral-direito da temporada cinco vezes pela Fifa, marcando presença no time do ano em 2009, 2011, 2013, 2014 e 2015. No mesmo intervalo de tempo, Messi foi escolhido o melhor jogador do mundo em cinco oportunidades.

— Messi tem cinco Bolas de Ouro, e eu tenho cinco inclusões no time da temporada. Sempre digo a ele: toda vez que eu vou (na premiação da Fifa), você ganha! — divertiu-se o brasileiro.

Apesar do sucesso dentro de campo e da vida badalada fora dos gramados, Daniel Alves garantiu ser apegado à origem humilde em Juazeiro, no interior da Bahia. Recentemente, o lateral-direito afirmou que encerrará a carreira no Bahia, seu time de infância.

— Quanto mais você conhece o mundo de hoje, mais você se decepciona. Não entendo porque todos brigam por poder, dinheiro fama. Alguém já parou para pensar que a fama é uma merda? Que, quanto mais dinheiro você tem, mais problemas aparecem?