No dia 1º de janeiro de 2017 as Câmaras de Vereadores em todo o país inicia nova legislatura e precisa eleger sua diretoria para o biênio 2017/2018. Em Remanso a mesa diretora é composta do Presidente, 1º Vice Presidente, 2º Vice Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário.
Nesta legislatura que inicia a câmara terá 13 vereadores, onde a oposição já articula para emplacar o Vereador Renilson Marechal do (PP) para presidência da “CASA DO POVO”. Marechal que exercerá seu primeiro mandato, possui vasto conhecimento dos tramites do legislativo municipal, desde quando assessorou na câmara seu irmão Renatinho que foi vereador por 02 mandatos.
O candidato da oposição conta com apoio do PCdoB, partido com a segunda maior bancada de vereadores sendo eles Joãozinho Pinga-Pinga, Humberto e Didi. Segundo marechal “Além destes três do PC do B, estamos conversando com outros vereadores e as conversas tem sido muito animadoras”. Acrescentou ainda que nas conversas outros 03 vereadores estão simpáticos a nossa proposta de trabalho e se esses apoios acontecerem definirá a nossa vitória.
Para o presidenciável, Câmara de Vereadores é a “CASA do POVO”, e aqui em Remanso a anos a câmara vem sendo tratada como a “CASA de POUCOS”. Marechal garante, se eleito presidente irá mudar essa realidade, transformando a câmara em local onde o trabalho e o respeito a todos será o grande legado que pretende firmar no legislativo local. “Não podemos ter várias réguas de medidas, a minha régua terá uma única medida e vai ser justa e igual para todos, ou seja, para os vereadores, bem como, para os que mais sofrem que é a população”, frisou Marechal.
O PC do B, 2º colocado nas eleições de 2016, tem se firmado a cada eleição no cenário político, passando de 02 para 03 vereadores eleitos. Para o Vereador Humberto do PC do B “O partido está unido em defesa da candidatura de Marechal, por acreditar que ele como presidente da câmara não irá aceitar que o Legislativo seja um apêndice do executivo, como tem acontecido aqui em Remanso”. Continuou o vereador “A oposição marchará unida e continuará a todo momento atenta”. Outro vereador comunista, Didi disse, “ Renilson está preparado para ser presidente, pois é um defensor da autonomia do legislativo em relação ao executivo, e isso é importante para a câmara que a cada ano vem sofrendo forte rejeição junto a população. Já João Pinga Pinga uma dos vereadores eleitos surpresa desta eleição afirmou que a definição para que o PC do B apoiasse Marechal, “foi que, nós só votamos num candidato genuinamente eleito pelas bases oposicionista ao sistema que esta ai comandando os destinos de Remanso a 12 anos, relatou Pinga Pinga.
A aliança política do Partido Progressista -PP com o PC do B, já dura desde eleição municipal de 2012, quando o PP coligou com os comunistas na chapa proporcional. Onde ambos elegeram os vereadores Manoel Oliveira pelo PP e Nielson Batista e Maria de Jesus pelo PC do B. A chapa da Oposição que concorrerá a eleição será composta da seguinte Forma:
- Renilson Marechal – Presidente
- Didi – 1º Vice Presidente
- Humberto – 1º Secretário
- João Pinga Pinga – 2º Secretário
A eleição para mesa diretora da Câmara de Vereadores acontece no plenário da casa, neste domingo dia 1º de janeiro de 2017, partir da 15:00 horas.
Ascom: Bloco da Oposição