Encerra-se na ultima quarta-feira a Jornada Pedagógica 2016 da rede municipal de ensino. Durante uma semana, mais de mil profissionais da educação estiveram aprendendo, discutindo e planejando a educação que será oferecida nas escolas municipais em 2016.
Esta última Jornada Pedagógica da gestão do Prefeito Dr. Celso, conduzida pela Secretária de Educação, professora Maria Olívia, representou uma vitória especial, por conseguir oferecer uma formação de qualidade aos educadores remansenses mesmo em tempos de adversidade econômica, inovando em alguns aspectos do seu formato e do conteúdo, mas ainda assim privilegiando a qualidade das atividades oferecidas.
Também foi notável a qualidade dos professores formadores convidados para ministrar aulas aos professores do município. Foram convidados vários palestrantes e formadores, todos especialistas com qualificação acadêmica e experiência educacional, em sua maioria mestres e doutores, que trouxeram uma preciosa contribuição para a formação dos professores de Remanso.
O tema desta Jornada, “Viver o hoje, realizar no agora e colher no futuro”, propiciou muitas reflexões, desde a palestra da Dra. Edigleide Rabelo, até os vários momentos de formação, sobre a postura do educador em relação às suas convicções na prática e expectativas para o futuro.
Uma logística complexa foi operacionalizada para trazer os participantes, oferecer material didático e recursos, alimentação e programação, ocupando todas as equipes da Secretaria de Educação e mais algumas dezenas de colaboradores.
O momento de maior emoção foi a homenagem que as equipes da Secretaria de Educação ofereceram à Profa. Maria Olívia na despedida das Jornadas Pedagógicas. Os sentimentos afloraram nas palavras de todos e muitos não contiveram as lágrimas. “Não se pode comparar o legado que a professora Maria Olívia está deixando para os próximos gestores. É uma grande responsabilidade manter este padrão”, disse um dos professores presentes, com lágrimas nos olhos.
A própria Profa. Maria Olívia, ao agradecer especificamente a cada colaborador, ressaltou a continuidade do crescimento de cada um: “…Haverá outras jornadas pedagógicas, e vocês continuarão crescendo, aprendendo e ensinando, porque a vida seguirá ao curso da antiga lei da colheita, fazendo o bem, e colhendo os seus frutos, vivendo e realizando com o melhor que há em nós, que é a fé no amanhã.”
Concluída a etapa de formação entre segunda e quarta-feira, os professores se dedicaram, na quinta e sexta-feira, ao planejamento pedagógico do ano letivo, nas suas respectivas escolas, ao fim do qual estão prontos para o retorno às aulas na semana que vem.