As pontas são as partes do cabelo que mais sofrem os efeitos do ressecamento, ficando quebradiças e arrepiadas.
Por isso, é importante investir na hidratação dos fios, principalmente das pontas, para evitar esse efeito negativo.
Para quem gosta de receitas caseiras, um dos ingredientes mais utilizados pelas blogueiras e youtubers de beleza é o amido de milho, também conhecido como maisena e vendido comercialmente sob a marca Maizena.
Aprenda como fazer uma hidratação caseira com maisena para recuperar as pontas ressecadas e deixe seu cabelo ainda mais bonito:
Como fazer e aplicar a hidratação de maisena
Para fazer essa receita, você vai precisar de amido de milho (pode ser de qualquer marca) e mais alguns produtos para potencializar o efeito de hidratação:
2 colheres de sopa de maisena
1 copo de água fria
1 colher de sopa de hidratante capilar
1 tampinha de Bepantol líquido ou 1 ampola de vitamina para cabelo
Com tudo em mãos, é hora de preparar e aplicar a máscara nos cabelos. Acompanhe o passo a passo produzido pela youtuber Tammy Sloty:
1. Misture a maisena com a água em um recipiente
2. Leve a mistura ao fogo e mexa continuamente para não empelotar até que a mistura adquira a consistência de um creme
3. Com a mistura ainda morna, adicione o hidratante capilar e mexa bem
4. Se desejar, adicione o Bepantol líquido ou a vitamina para cabelo e misture
5. Aplique a receita nos cabelos lavados apenas com shampoo, enluvando bem todas as mechas
6. Aguarde meia hora e enxágue apenas com água
Para assistir à explicação da youtuber Tammy Sloty com o passo a passo detalhado, confira o vídeo abaixo:
Uma dica para quem tem o cabelo mais oleoso é não substituir a água da hidratação acima por leite. Embora algumas receitas tragam esse ingrediente, ele tende a aumentar a produção de óleo pelo couro cabeludo, agravando o problema.
A maisena no cabelo funciona mesmo?
No mundo da beleza e das receitinhas caseiras ensinadas por blogueiras e youtubers, muitas vezes nos deparamos com dicas que, na verdade, não têm efeito nenhum sobre a pele ou o cabelo. Pior ainda: em alguns casos, alguns ingredientes podem até mesmo ser perigosos.
Felizmente, este não é o caso da hidratação com maisena, pois ela é excelente para potencializar o efeito da máscara industrializada. O amido de milho tem a propriedade de selar os fios, de forma que a máscara consiga agir melhor por dentro das cutículas.
Apesar disso, a maisena sozinha não tem esse efeito, pois o grão é muito grande e não consegue penetrar nos fios antes de ser dissolvido em água. Dessa forma, não adianta passar o amido de milho em pó na esperança de hidratar os fios, porque não é possível obter esse efeito.
Porém, a maisena em pó ainda pode ser benéfica para o cabelo, mas ela é indicada para quem sofre com excesso de oleosidade. Nesse caso, o truque consiste em espalhar os grãos secos nas raízes para absorver o excesso de óleo, como se fosse um shampoo seco, e depois passar um pente e dar umas batidinhas com a mão para espalhá-lo.