Durante os dias 06 e 07 de dezembro os alunos do Colégio Estadual Cel. Olimpio Campinho passaram por uma marcante experiência acadêmica. No andamento das feiras de ciências que acontecem em todo o Estado da Bahia, o Olímpio Campinho não somente realizou a sua Feira de Ciências, no mês passado, como teve quatro trabalhos qualificados para exposição na Mostra de Iniciação Científica do Sertão São Francisco – MICSESF, que reúne os melhores trabalhos do NTE 10, em Juazeiro.
Os trabalhos, resultado de pesquisa e produção dos alunos juntamente com seus professores orientadores, tratam de temas relevantes, dentro de uma abordagem local, ou seja, contribuem para o conhecimento das questões do nosso município dentro de uma abordagem científica.
Um bom exemplo é o trabalho sobre efeitos do alcoolismo em nosso município, que avaliou quantitativamente dados sobre o consumo de bebidas alcoólicas e em sua análise apresentou interessantes constatações que podem ser úteis inclusive no planejamento e execução de políticas públicas.
Outro trabalho de destaque versou sobre o ciclismo em Remanso, fazendo abordagens sobre os muitos benefícios da prática, analisando dados técnicos, levantando informações em campo e produzindo uma rica análise do esporte em escala local.
Em outro sentido, a terceira equipe produziu um rico levantamento sobre a cultura da beleza entre as alunas do próprio colégio, quantificando e analisando dados dentro da metodologia apropriada, e entregando uma importante informação antropológica sobre os costumes da atual geração em nossa cidade.
Por fim, a equipe do Ensino Médio Inovador – PROEMI, apresentou o resultado da disciplina de Iniciação científica, um trabalho biográfico sobre remansenses de trajetória inspiradora e relevante, no enfoque da História do Cotidiano, que resultou em um interessante mosaico do povo remansense.
Para os professores orientadores esta é uma rica oportunidade de familiarizar os alunos com procedimentos e conceitos científicos, que mesmo no Ensino Médio já permitirão a formação de uma sólida base acadêmica.
Para os alunos, a produção de conhecimento, a vivência da interação com outros colegas e trabalhos da região, e o crescimento como estudante marcam um momento inesquecível de suas vidas e confirma o potencial de realização que possuem.
A Mostra de Iniciação Científica está acontecendo hoje (07/12) no CETEP em Juazeiro, é aberta ao público e tem entrada gratuita