Bahia

Exército aciona tropas da Bahia e Sergipe para liberar estradas

Tropas do Exército da Bahia e Sergipe foram acionadas, neste sábado (26), para cumprir o decreto presidencial de liberar as estradas que estão interditadas pelos caminhoneiros que estão em protesto há seis dias.

De acordo com comunicado do Exército Brasileiro enviado à imprensa, “para a desobstrução de vias públicas, a 6ª Região Militar (6ª RM) acionou o aprestamento operacional das Unidades Militares do Exército nos estados da Bahia e Sergipe. No período compreendido pelo Decreto, que vigora até 4 de junho de 2018 e em coordenação com os Órgãos de Segurança Pública, após avaliação e priorização definidas pelos Ministério da Defesa e Ministério Extraordinário da Segurança Pública”.

No entanto, as tropas que estão em cidades como por exemplo Salvador, Feira de Santana e Barreiras, ainda não foram para as ruas. O Ministério da Defesa informou, em nota, que “militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica farão parte do esforço do Governo Federal em retomar a normalidade no País, após paralisações de caminhoneiros realizadas ao longo desta semana, que causaram desabastecimentos em algumas regiões”.

A ação vai durar até o dia 4 de junho, e terá como foco a desobstrução de vias públicas federais, em apoio às forças de segurança.

O decreto também prevê o emprego das Forças Armadas em vias públicas estaduais, distritais e municipais, mediante requerimento do chefe do poder executivo estadual ou distrital, acompanhado de elementos que demonstrem a insuficiência de meios da polícia militar do ente federativo.

A medida prevê que as Forças Armadas poderão remover ou conduzir veículos que estiverem obstruindo vias públicas, e também farão, em caso de necessidade, escolta de veículos que prestem serviços essenciais, como o transporte de alimentos, medicamentos ou combustíveis, além de assegurar o acesso a locais considerados sensíveis, e a proteção de estruturas críticas, como estações de abastecimento de água e luz.

Deixe uma resposta