sexta-feira, abril 18, 2025

Jornal O Globo destaca que Rio São Francisco está agonizando

O Jornal O Globo, destaca em reportagem especial, que em Sobradinho, Bahia, a barragem cumpriu a profecia de Antônio Conselheiro de que o sertão viraria mar. Agora, é o mar que vira sertão. Sob a luz forte do sol quente do semiárido, Sobradinho, o maior reservatório construído ao longo do Rio São Francisco, exibe toda a sua grandiosidade. De um lado da parede da barragem, o Velho Chico com suas curvas naturais. Do outro, a água retida pela obra do homem se espalha para além do que a vista pode alcançar.

A reportagem assinada por Ana Lúcia Azevedo diz que em meio a essa terra com as marcas do surrealismo, corre o Velho Chico, o maior rio totalmente brasileiro e o único perene a atravessar o semiárido. Não se vê mais o Rio da Integração Nacional, das glórias dos livros de História, imortalizado em verso e prosa.

Segundo a reportagem o Velho Chico da vida real sufoca com esgoto. No Médio São Francisco, onde fica Pilão Arcado,  por exemplo só 22,9% da população têm coleta de esgoto e este vai para o rio. ‘Chico, o rio brasileiro com o maior número de barramentos e barragens (Três Marias, Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingó), está largo e raso pelo assoreamento. Foi despojado de nascentes, afluentes e teve as matas que protegiam as margens de seus 2.863 quilômetros de extensão reduzidas a 2%. Nos últimos 30 anos, o volume de água na bacia do São Francisco caiu 50%”, revela Ana.

O  Globo acusa que rio agoniza, usado à exaustão, castigado pelo clima, um microcosmo da crise hídrica nacional. No Velho Chico, a fartura de peixes é tão parte do passado quanto às riquezas em gado e exploração de carnaúbas que alimentaram, até meados de século XX. Os peixes perderam diversidade, quantidade e tamanho, mostram estudos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Surubins e dourados nativos do São Francisco nadam ali em abundância só nas águas da história. Quando muito, se pescam curimatãs, piaus e piabas. Vez por outra, uma maria-do-oião.

“O Velho Chico sobrevive apenas nas nascentes e cabeceiras. Em sua maior parte, ele se tornou um mero canal por onde passa água. Perdeu quase todas as cachoeiras e corredeiras. São elas que oxigenam a água. Perdeu quase a totalidade das matas ciliares, que protegem as margens, os riachos e regulam o fluxo de sedimentos. Um rio é um propulsor de vida. Ele carrega mais do que água. Traz animais, plantas, nutrientes. O São Francisco está em extinção”, afirma um dos maiores especialistas no estudo do rio e da caatinga, José Alves de Siqueira Filho, diretor e fundador do Centro de Referência para Áreas Degradadas da Caatinga, no campus da Univasf, em Petrolina (PE).

O Jornal revela que com 320 quilômetros de extensão e 4.214 quilômetros quadrados de área inundada, Sobradinho foi inaugurado em 1974, um ícone dos projetos monumentais da ditadura. Já foi o maior lago artificial do mundo, hoje ainda o é da América Latina. Foi criado no interior no coração do semiárido com as águas represadas do São Francisco para gerar energia para o Nordeste. Como na música homônima de Sá & Guarabyra, o lago de Sobradinho fez o sertão virar mar. Mas já faz tempo que suas bordas começaram a virar de novo sertão. E a seca histórica do últimos sete anos, a mais severa e longa registrada no semiárido nordestino, exauriu ainda mais o reservatório.

O Globo

Recentes

Remanso realiza audiência pública para discutir melhorias no trânsito

Na manhã desta quarta-feira (16), Remanso deu um importante...

Remansense acompanha filha de 16 anos internada em Recife e pede ajuda para tratamento

Desde o dia 10 de abril, a remansense Josevania...

Gestão Marcos Palmeira cria Programa de Autonomia Financeira e amplia recursos para escolas municipais

A Câmara Municipal de Remanso aprovou na noite desta...

Newsletter

Remanso realiza audiência pública para discutir melhorias no trânsito

Na manhã desta quarta-feira (16), Remanso deu um importante passo rumo à construção de um trânsito mais seguro e organizado com a realização da...

Remansense acompanha filha de 16 anos internada em Recife e pede ajuda para tratamento

Desde o dia 10 de abril, a remansense Josevania está em Recife, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), acompanhando sua filha...

Adolescente de 14 anos era um dos chefes de rede de crimes de ódio contra menores na internet, diz polícia

Um adolescente de 14 anos é apontado como um dos chefes de uma rede de crimes de ódio contra menores, segundo a Polícia Civil....