Em um estudo publicado nesta quinta-feira (17), a Fundação Getulio Vargas aponta as chances do Brasil ser campeão na Copa do Mundo. Segundo o estudo, a Seleção tem 21% de probabilidade, maior entre os países participantes. Para chegar a esse resultado, a Escola de Matemática Aplicada da FGV (FGV EMAp) elaborou um modelo matemático analisa todos os dados das 207 seleções filiadas à FIFA nos últimos quatro anos.
O modelo compara a força do ataque e da defesa de cada seleção. Em seguida, é possível simular qualquer partida. Com o sistema desenvolvido, os jogos da Copa foram simulados para encontrar a probabilidade de cada equipe vencer. Foram feitas um milhão de simulações e o Brasil foi o campeão em 210 mil.
Na sequência, vem a Espanha, com 13%, e a Alemanha, com 11%. Vale lembrar que, na matemática, há uma margem de erro para ser levada em conta. Na última Copa, em 2014, o modelo matemático não previu a derrota do Brasil para a Alemanha por 7 a 1. Na oportunidade, a Seleção Brasileira era ainda mais favorita, com 28% de chances de ser campeã, o que não aconteceu.