Remanso ocupa a 4ª colocação entre os maiores produtores de ovinos do País

O município de Casa Nova, no Norte do Estado, passou à liderança absoluta entre os produtores de ovinos do País, com 442 mil cabeças, conforme anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O bom desempenho dos produtores casa-novenses ajudou a Bahia a alcançar a marca de 4,2 milhões de animais, o maior aumento do rebanho desde o ano de 1976. O segundo lugar, entre os principais criadores baianos, está com Juazeiro, com 250 mil ovinos, o quarto maior rebanho do País, empatado com o município de Remanso.

Casa Nova também está no topo da criação de caprinos, alcançando 510 mil cabeças, mais do dobro em relação ao segundo colocado na Bahia e terceiro no Brasil, Juazeiro, com 246,8 mil animais. Além da liderança na ovinocaprinocultura, a Bahia ampliou a criação de porcos, com 1,1 milhão, superando sete anos consecutivos de números negativos no Estado. Já a produção de leite, segundo os dados do IBGE, vem crescendo desde 2013, alcançando a média de 1,13 mil litros por vaca ordenhada nas regiões produtoras do Estado.

Os números foram divulgados pela Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb). A sequência de bons resultados nos dois setores vem alegrando os produtores liderados pelo presidente Humberto Miranda.

Doenças – As doenças virais mais comuns e perigosas para o êxito da criação de suínos estão entre as preocupações da Faeb, a fim de contribuir para manter o crescimento do rebanho em boas condições de abate e comercialização. A Bahia passou por sete anos de queda na estatística da suinocultura e para manter, a partir de agora, a recuperação, o controle das doenças é item decisivo. Associações da área estão unidas na disseminação de informações e redução de riscos.

Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *