Bolsonaro comunica a Lira que vai se licenciar até domingo e abre caminho para presidente da Câmara assumir seu lugar
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ligou na quarta (14) para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), e comunicou a intenção de se licenciar até domingo (18). A informação é da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.
Com o afastamento de Bolsonaro e a viagem do vice, Hamilton Mourão (PRTB), que viajou a Luanda, na África, para participar de um encontro de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Lira deverá ocupar a Presidência pelos próximos dias.
Mourão só desembarca em Brasília novamente na segunda-feira (19), o que deixaria o deputado como presidente interino até o retorno de Bolsonaro.
A ligação aconteceu enquanto o chefe do Executivo estava deixando o Hospital das Forças Armadas, em Brasília, para se internar no Vila Nova Star, em São Paulo (SP), onde está atualmente.
O aceno de Bolsonaro a Arthur Lira ocorre em meio às denúncias de impeachment contra o mandatário e à prorrogação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, vista como uma grande ameaça a ele. O presidente da Câmara é responsável por decidir se abre ou não um processo de impedimento.
BNews