Artigo de opinião: Chegou a hora de Remanso decidir

 Artigo de opinião: Chegou a hora de Remanso decidir

Há dois dias das eleições, Remanso e região irão às urnas para decidir quem governará o estado e o país. O foco, aqui, é a eleição presidencial.

Diante desse quadro, precisamos levantar algumas questões. A maioria das pessoas estão contentes ou satisfeitas com o atual governo? Houve alguma melhoria nas condições de vida da população e da cidade? Se houve ou não alguma melhoria, onde podemos identificar?

Historiadores, sociólogos e cientistas políticos avaliam que essa eleição é a mais importante desde a redemocratização (1985).

De um lado, ao meu ver, um candidato minimamente comprometido com a Constituição Cidadã (1988); de outro, um que ao longo dos seus quase quatro anos de governo, promoveu uma série de ataques e descumprimentos constitucionais, como os cortes de verbas na educação, atraso na vacinação contra a COVID-19¹ e no Farmácia Popular².

Do ponto de vista de investimentos, é visível a redução da participação federal na construção da infraestrutura nacional, sobretudo na Bahia, afetando a população baiana e causando um baixo desenvolvimento do nosso território.

E o auxílio de 600 reais? Então, a proposta inicial do governo era de 200 reais³, recurso insuficiente para comprar 4kg de carne. Após pressão da oposição e da sociedade, o governo concede os 600 reais. Lembremos que o valor de 600 reais dura até dezembro; a partir do ano que vem, com previsão orçamentária já enviada ao Congresso, será 405 reais4.

Ora, mas aonde eu quero chegar com essa discussão?

A preocupação do mundo com a eleição no Brasil diz respeito aos rumos da Floresta Amazônica que, ainda que se localize no Norte, é responsável pelo controle ambiental internacional. Ou seja, alertam que a sobrevivência da humanidade pode estar em jogo.

Em contrapartida, retornando às questões acima, precisamos refletir: o que representa uma continuidade do governo Bolsonaro ao Nordeste e à nossa região? A agenda privatista do Paulo Guedes foi/será sensível em relação aos nossos problemas? Haverá políticas educacionais, econômicas e sociais para o Nordeste?

Portanto, no dia 30 (domingo), precisamos refletir que país queremos para os próximos anos…

Referências

  1. Atraso na vacinação contra covid-19 no Brasil: O descumprimento ao direito fundamental à saúde dos mais vulneráveis. https://periodicos.unisanta.br/index.php/lss/article/view/2959
  2. https://www.cnnbrasil.com.br/business/governo-tesoura-farmacia-popular-para-garantir-orcamento-secreto-em-2023/
  3. https://noticias.r7.com/brasil/guedes-anuncia-auxilio-de-r-200-mensais-a-trabalhadores-informais-29062022
  4. 4. https://www.brasildefato.com.br/2022/09/01/bolsonaro-preve-auxilio-brasil-de-r-405-e-salario-minimo-sem-aumento-real-em-2023

Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *