Brasil

Bolsonaro mantém liderança em índice que mede popularidade digital

O Índice de Popularidade Digital (IPD), calculado diariamente pela empresa de consultoria e pesquisa Quaest, apontou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve o melhor desempenho nas redes sociais entre pré-candidatos à presidência, no último mês.

Segundo matéria publicada pelo Jornal Folha de S.Paulo, o atual presidente liderou o ranking na maior parte do período analisado, de 18 de maio a 12 de junho. No entanto, seu principal adversário na corrida presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou índices próximos e o ultrapassou em alguns momentos.

A performance do petista sofreu uma queda nos últimos dias, após ele contrair Covid-19 e cancelar sua agenda. No período, Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT) avançaram com viagens.

Lula afirmou, na terça (14), que fez um novo teste, que deu negativo, e vai visitar a Minas Gerais e ao Nordeste nos próximos dias.

Ainda de acordo com a Folha, o número do índice, que vai de 0 a 100, é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

No último domingo (12), data mais recente da análise, Bolsonaro tinha 33 pontos, contra 29,4 de Lula, apesar da queda em decorrência da Covid. Ciro aparecia em terceiro, com 23,2, e se destacava por ser a opção da terceira via que mais apresentou crescimento na segunda semana de junho.

O pico de Bolsonaro no índice ocorreu após o seu primeiro encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles. A melhora de Lula ocorreu quando ele se casou com a socióloga Rosângêla Silva, mais conhecida como Janja.

Deixe uma resposta