Região

Comportas do reservatório de Três Marias são abertas

As comportas do reservatório de Três Marias foram abertas no início da manhã desta sexta-feira (14). (Veja vídeo acima). A medida precisou ser tomada porque o local está recebendo a maior vazão afluente média diária de seu histórico de operação estimada em 8.500 m³/s.

Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), as comportas permanecerão abertas a próxima segunda-feira (17) e “não estão descartados novos incrementos, de acordo com as condições que serão observadas na bacia do rio São Francisco nos próximos dias”.

A abertura deveria ter sido iniciada na quarta, mas foi cancelada para reduzir os impactos de inundação no trecho do Rio São Francisco até a cidade de Pirapora, garantindo a segurança das pessoas que vivem nessa região.

As cidades ribeirinhas estão em alerta e já iniciaram a evacuação das famílias que vivem em área de risco. Em São Francisco, por exemplo, 117 famílias de comunidades rurais e da área urbana precisaram sair de casa e a Prefeitura decretou situação de emergência. Em Pirapora, a Defesa Civil retirou moradores das Ilhas do Coqueiro, Marambia e Pimentas.

De acordo com a Cemig, a estimativa de elevação do nível do rio em Pirapora após a abertura das comportas é de 16 horas.

“Com relação aos demais municípios, não é possível estimar porque ocorre contribuição das vazões de afluentes, que também influenciam a alteração do nível do rio”.

A liberação da água ocorrerá de forma gradual e está alinhado com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Sexta-feira (14): abertura das comportas com 500 m³/s às 8h, totalizando 1.350 m³/s de defluência;
Sábado (15): ampliação do vertimento para 850 m³/s às 8h, totalizando 1.700 m³/s de defluência;
Domingo (16): ampliação do vertimento para 1.400 m³/s às 8h, totalizando 2.250 m³/s de defluência;
Segunda-feira (17): ampliação do vertimento para 2.000 m³/s às 8h, totalizando 2.850 m³/s de defluência.
Reservatório de Três Marias
Em 10 dias, a bacia hidrográfica da Usina de Três Marias já teve 75% da chuva esperada para o mês de janeiro.

“As chuvas identificadas na bacia hidrográfica da Usina de Três Marias nesses 10 primeiros dias de janeiro equivalem a cerca de 75% de todo o esperado para o mês. Em algumas regiões, na porção Sudeste da bacia, pode-se dizer que choveu o equivalente a 200% do mês de janeiro”, explica o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Sérgio Carneiro.
Dados da Cemig apontam que a grande quantidade de chuva fez com que a vazão afluente – que é aquela que chega ao reservatório – atingisse níveis antes nunca registrados, a média diária foi de 8.500 m³/s na quarta (12). Enquanto isso, a liberação da água por meio da geração de energia estava em 850 m³/s.

Deixe uma resposta