sexta-feira, maio 9, 2025

Fala de vereador gaúcho contra baianos repercute e causa revolta nas redes sociais: “ Vivem na praia tocando tambor”

O vereador gaúcho Sandro Fantinel (Patriota) causou revolta nas redes sociais após fazer uma série de comentários racistas e xenofóbicos sobre baianos durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS) na terça (28). O vereador disse que baianos “vivem na praia tocando tambor”, que não os admitiria na cidade e que eles deveriam retornar para onde vieram.

“Temos que botar eles num hotel cinco estrelas para não ter problema com o Ministério do Trabalho? É isso que nós temos que fazer? Gente, eu só vou dar um conselho, agricultor, produtor, empresas agrícolas que estão nesse momento me acompanhando, eu vou dar um conselho pra vocês: não contratem mais aquela gente lá de cima. Conversem comigo, vamos criar uma linha e vamos contratar os argentinos. Porque todos os agricultores que têm argentinos trabalhando, hoje, só batem palmas. São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantém a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem ao patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro que eles receberam. Agora com os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor? Era normal que se fosse ter esse tipo de problema. Que isso sirva de lição, deixem de lado aquele povo que é acostumado com carnaval e festa pra vocês não se incomodarem novamente”, disse Fantinel.

A postura do vereador causou indignação nas redes sociais, onde muitos usuários condenaram o racismo e exigiram uma punição exemplar. O deputado federal Tulio Gadelha foi uma das pessoas que se manifestou sobre o caso.

“O sr. Sandro Fantinel, do “Patriota” de Caxias do Sul, defendeu que empresas agrícolas contratem argentinos. Ofendeu com ataques racistas e xenofóbicos os nordestinos, e como se não bastasse, tentou normalizar o trabalho escravo. Que seja cassado e responda pelos crimes de ódio”, disse Tulio.

Na fala, Fantinel se refere aos baianos sob o caso da operação do Ministério Público do Trabalho que encontrou 215 trabalhadores em situação análoga à escravidão na cidade de Bento Gonçalves. Eram contratados de uma empresa terceirizada que fornecia mão de obras para grandes vinícolas da região.

Recentes

Secretário Adriano Paes Landim cumpre agenda em Salvador com foco em parcerias e melhorias para Remanso

O Secretário de Governo de Remanso, Adriano Paes Landim,...

Projeto que aumenta número de deputados para 531 tem urgência aprovada

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6), por...

Relatório de produtividade da 25ª CIPM destaca resultados positivos em Remanso e Região

A 25ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) divulgou...

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 20 milhões

As seis dezenas do concurso 2.859 da Mega-Sena serão...

Newsletter

Secretário Adriano Paes Landim cumpre agenda em Salvador com foco em parcerias e melhorias para Remanso

O Secretário de Governo de Remanso, Adriano Paes Landim, esteve em Salvador cumprindo agenda institucional ao lado do prefeito Marcos Palmeira e do deputado...

Projeto que aumenta número de deputados para 531 tem urgência aprovada

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6), por 268 votos a favor e 199 contra, a tramitação em urgência do projeto de lei...

Relatório de produtividade da 25ª CIPM destaca resultados positivos em Remanso e Região

A 25ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) divulgou recentemente um relatório de produtividade referente ao mês de abril, destacando as ações realizadas em...