Elogiado pelos moradores, atraindo jovens para a praça, facilitando a interação, o projeto Conecta Bahia com que Remanso foi contemplado há pouco menos de dois meses, está sendo alvo de vândalos.
As placas que sinalizam as áreas onde o Wi-Fi é livre estão sendo depredadas. A prefeitura preocupa-se nos equipamentos instalados, “porque podem ser o próximo alvo dos terroristas” – exagera um dos responsáveis pela vigilância.
O que é o Programa Conecta Bahia
O Projeto Conecta Bahia, previsto no PPA 2020-2023, visa promover a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação através de serviços públicos de provimento de Wi-Fi nas cidades do Estado, que possibilitará conectar, ligar, unir, aproximar o cidadão ao exercício da cidadania, ao conhecimento, ao Município e ao Estado. Trata-se de um primeiro passo de popularização da internet através do Governo do Estado que poderá ser continuada por outros projetos de expansão deste serviço nos municípios.
Uma preocupação da prefeitura de Remanso, uma das 100 cidades escolhidas para a implantação deste projeto é a exigência da manutenção e cuidado no funcionamento. “Com vândalos quebrando e ameaçando acabar com o wi-fi, certamente o programa não será ampliado em Remanso” – lamenta um desolado técnico da prefeitura.
Ascom