Brasil

Ato de Bolsonaro teve de 300 mil a 350 mil pessoas diz levantamento de pesquisadores

O ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para este domingo (25.fev.2024) na avenida Paulista, em São Paulo, teve um público que variou aproximadamente de 300 mil a 350 mil pessoas. A estimativa foi possível por meio de análise de fotos e vídeos de quando o evento estava sendo realizado e mapas detalhados com a metragem da avenida. O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, publicou em seu perfil no X (ex-Twitter) que o público total foi de 750 mil –mas sem explicar como chegou a essa conclusão. Não houve registros de ocorrências graves na segurança do evento.

O assessor de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, publicou em sua página da mesma rede social que a manifestação em favor do ex-presidente reuniu mais de meio milhão de pessoas. Já a USP (Universidade de São Paulo) estima que 185 mil pessoas estiveram presentes no ato.

A SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) disse que mobilizou cerca de 2.000 policiais militares para garantir a segurança da manifestação. O órgão também utilizou um helicóptero e drones para monitorar o ato. A secretaria confirmou que um total de 750 mil pessoas estiveram presentes no ato bolsonarista, sendo 600 mil na avenida Paulista e outras 150 mil nos arredores. Leia a íntegra da note enviada ao Poder360 (PDF – 25 kB).

O ato ocupou de maneira mais intensa cerca de 6 quarteirões na avenida que corta o centro de São Paulo. Essa margem compreende um trajeto de cerca de 3 km. Os organizadores do evento divulgaram vídeos e fotos do público, mas, em sua maioria, as imagens eram registradas em um plano mais horizontal e que não permite ter uma dimensão correta de quantas pessoas estavam presentes.

Os organizadores também fizeram registros aéreos com drones, mas em nenhuma das imagens os aparelhos fizeram um trajeto completo da manifestação.

Os apoiadores do ex-presidente começaram a se concentrar às 9h. A partir das 13h já havia pessoas preenchendo mais de uma quadra. O ato começou, de fato, às 15h e foi encerrado às 17h.

O Poder360 utilizou o Google Earth para fazer definir a área da manifestação. A partir das análises das fotos e dos vídeos, estimou-se a densidade dos locais ocupados e dividiu em categorias de densidade baixa, média e alta, que consideravam, respectivamente, duas, 4 e 6 pessoas por m2.

O público num evento dessa natureza é flutuante. Algumas áreas ficaram mais ou menos cheias ao longo da tarde. Também não é possível identificar com clareza nas imagens o público que fica embaixo de árvores ou de marquises de prédios. Por causa dessas limitações, o Poder360 estimou que o público tenha ficado na faixa de 300 mil a 350 mil pessoas.

Deixe uma resposta