Carta aberta do Prefeito Marcos Palmeira: Remanso, a Terra da Paz e do Futuro – Uma Homenagem aos 124 Anos
Carta Aberta ao Povo Livre de Remanso:
Remanso nasceu do desejo de Paz.
Lá atrás, gente que arrancava da terra e do rio o sustento de suas famílias, resolveu que a guerra entre ricos, pela posse da terra, as desavenças entre quem tinha muito e queria mais, não lhes dizia respeito.
E vieram de Pilão Arcado, das pequenas fazendas, de longínquos lugarejos. E no lugar onde o rio corria lento, edificaram casas e deram ao lugar o nome de Arraial de Nossa Senhora do Remanso.
Ao longo do tempo o arraial se fez grande e em 08 de agosto de 1900 a Lei elevou a Vila de Remanso do Pilão Arcado à condição de cidade.
Não se perdeu ao longo do tempo o desejo de Paz e Liberdade que deu origem ao arraial de Nossa Senhora do Remanso.
A cidade, centro do comércio de toda a região, porto e pouso obrigatório dos grandes vapores que subiam e desciam o rio, trouxe visitantes, que se encantaram com a alegria e a paz do rio e das pessoas e por aqui fincaram raízes.
A construção da barragem rompeu laços, afogou memórias, arrastou para o turbilhão dos novos tempos essa gente de paz, trouxe interesses novos, novas políticas. Forjou combatentes a favor dos desalojados, mas, ao mesmo tempo, deu espaço aos que queriam o silêncio dos trabalhadores e dos desalojados.
Por anos Remanso de Nossa Senhora do Rosário se viu amarrado sem a voz e vez para todos. Rompeu as amarras há pouco menos de quatro anos e tudo que é de todos, a vida e tudo mais, passou a ser respeitada.
Remanso abriu as portas para o Futuro. O Passado, que pode ser esquecido, passou. Hoje a festa é de todos.
Venha, que nestes 124 anos, festejamos a Vida, O Futuro é agora!
Parabéns, Remanso!
09 de agosto de 2024
Marcos Palmeira