quarta-feira, abril 30, 2025

Mortes violentas de pessoas LGBTQIA+ na Bahia em 2023 representam mais de 8% dos casos em todo o Brasil

O Brasil teve 257 mortes violentas de pessoas LGBTQIA+ no ano de 2023, uma a mais que o registrado em 2022. O dado é de um levantamento feito pelo Grupo Gay Bahia (GGB), a mais antiga Organização Não Governamental (ONG) LGBT da América Latina. O número mantém o país no posto do mais homotransfóbico em todo o mundo.

As conclusões são baseadas em informações coletadas na mídia, nos sites de pesquisa da Internet e correspondências enviada ao GGB, “já que não existem estatísticas governamentais sobre esses crimes de ódio contra a população LGBT”. O trabalho é realizado sem recursos governamentais, por voluntários.

O estudo admite, ainda, um índice de subnotificação, já que muitas vezes é omitida a orientação sexual ou identidade em tais publicações fúnebres. Dentro do que foi levantado, o GGB aponta que o Brasil registrou em 2023 o maior número de homicídios e suicídios da população LGBTQIA+ no planeta e das 257 vítimas, 127 eram travestis e transgêneros, 118 eram gays, 9 lésbicas e 3 bissexuais.

“Isso reflete a violência letal contra travestis e transexuais atualmente. Estimando-se que as trans representam por volta de um milhão de pessoas no Brasil e os homossexuais 20 milhões, o risco de uma transexual ser assassinada é 19% mais alto do que gays, lésbicas e bissexuais”, analisou o professor Luiz Mott, fundador do GGB, o professor Luiz Mott.

O ativista reforça que, em 44 anos de pesquisa, pela primeira vez travestis e transexuais ultrapassaram os gays no número de mortes violentas.

“De igual modo é o calvário vivenciado pelos suicidas LGBT+, onde a intolerância lgbtfóbica, sem dúvida, foi o combustível e o gatilho para minar sua autoestima e desistirem de viver”, afirma Toni Reis, coordenador da Aliança Nacional LGBT.

O documento explica que as lésbicas estão na categoria sexual menos vitimizada, porque “em geral, as mulheres são menos violentas que os homens e se expõem menos do que os gays em espaços de risco”. Além disso, “raramente elas têm relações com pessoas desconhecidas no primeiro encontro”.

Sobre o recorte de etnia e cor das pessoas, 60% das vítimas não possuem indicação no levantamento. Entre os que foram notificados, a pesquisa aponta os seguintes índices:

Branca – 14,39%
Parda – 10,5%
Preta – 10,89%
Não identificada – 66,2%

Apenas para 34% das vítimas há indicação da cor. Não há detalhamento, nesse âmbito, de nenhuma lésbica e bissexual assassinados. A prevalência é maior para travestis e transexuais.

Conforme a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os LGBTQIA+ brancos como categoria isolada é majoritária com 14,39%, seguida dos pardos (10,50%) e pretos (10,89%). Se agrupados, pardos e pretos totalizam 21,39%.

Com relação à faixa etária, o estudo informa que 67% das vítimas tinham ente 19-45 anos. O mais jovem tinha apenas 13 anos: Otávio Henrique da Silva Nunes, que levou 11 facadas em Sinop (MT). O suspeito do ataque é outro adolescente.

Pelo menos 22 profissões diferentes foram identificadas entre as vítimas gays. Dentre elas:

11 professores
5 empresários
3 médicos
3 dentistas
2 pais de santo
1 padre

Quanto às trans, sete ocupações foram registradas: 18 profissionais do sexo, 3comerciantes, 3 cabeleireiras, duas enfermeiras, uma garçonete.

Recentes

Zó participa de ato de entrega de equipamentos a municípios da região Norte para ações de combate à seca

O deputado estadual Zó do Sertão participou nesta segunda-feira,...

Polícia Militar cumpre mandado de prisão e prende dupla acusada de homicídio em Remanso

Policiais Militares da 25ª Companhia Independente de Polícia Militar...

Vereador Carlos Castro propõe transformação do Pelotão de Remanso em Companhia Independente da PM

Durante sessão na Câmara Municipal de Remanso, o vereador...

Famílias atípicas participam de caminhada de conscientização sobre o autismo em Remanso

Na última sexta-feira (24), o grupo de mães atípicas...

Newsletter

Zó participa de ato de entrega de equipamentos a municípios da região Norte para ações de combate à seca

O deputado estadual Zó do Sertão participou nesta segunda-feira, 28, junto com o governador Jerônimo Rodrigues, em Salvador, de ato de entrega de equipamentos...

Polícia Militar cumpre mandado de prisão e prende dupla acusada de homicídio em Remanso

Policiais Militares da 25ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) – 3º Pelotão, realizaram a prisão de dois homens acusados de envolvimento em um...

Vereador Carlos Castro propõe transformação do Pelotão de Remanso em Companhia Independente da PM

Durante sessão na Câmara Municipal de Remanso, o vereador Carlos Castro apresentou o Requerimento nº 001, solicitando a transformação do 3º Pelotão da Polícia...