Remanso salta cinco posições em um quadrimestre no Previne Brasil, indicador do desempenho dos municípios na Atenção Básica da saúde pública
O resultado do Previne Brasil no primeiro quadrimestre de 2024, ainda não coloca o município de Remanso entre os três primeiros colocados no ranking do sistema que regulamenta o repasse de recursos para a saúde básica, publicado neste dia 30 de julho, praticamente com três meses de atraso, o significativo avanço em comparação ao último quadrimestre de 2023 mostra o esforço do Prefeito Marcos Palmeira (PC do B) e da Secretaria de Saúde para recuperar-se do atraso causado por 20 anos de abandono da saúde pública no município.
Saltou de 6,28 no último quadrimestre de 2023 para 8,06 colocando-se em sexto lugar entre os 10 municípios da região de saúde de Juazeiro, atrás apenas por décimos dos primeiros colocados.
O avanço mais significativo foi do município de Remanso: Saltou de 6,28 para 8,06, avançando da última colocação para a sexta. “Foi o avanço mais significativo entre os dez municípios da região de Juazeiro” – destaca Eliane Lima, Diretora de Atenção Básica de Remanso – “Avançamos e estamos à frente dos dois maiores municípios da região, Casa Nova e Juazeiro, na mesma casa decimal dos primeiros colocados”.
Chama atenção para o índice de Petrolina: “Referência na saúde, a maior cidade de toda a região, Petrolina tem um índice de 7,55, bem abaixo de Remanso”