Remanso

Sebrae leva capacitações a 220 produtores rurais do município de Remanso

Cinco temas relevantes foram apresentados durante seis dias de atividades

Entre os dias 18 e 23 de março, o Sebrae realizou dez oficinas do Circuito Agro, presenciais e gratuitas, no município de Remanso, no Norte da Bahia, que reuniram 220 produtores e produtoras ligados às cadeias produtivas da agricultura, pesca artesanal, caprinovicultura e apicultura de dez comunidades da região.

Durante as oficinas e palestras, foram debatidos os temas: Despertando para o Associativismo, Gestão Financeira para o Homem e a Mulher do Campo, Introdução em Redes Sociais, Vendas e WhatsApp Business, Liderar no Campo, e A Importância do Associativismo.

Direcionadas ao homem e à mulher do campo, as atividades tinham como objetivo levar conhecimentos para qualificar cada vez mais os produtores rurais ligados à agricultura familiar local.

O prefeito Marcos Palmeiras destacou a parceria entre o município e o Sebrae como “altamente produtiva para o desenvolvimento sustentável local”. Segundo o chefe do executivo, “os temas apresentados nas oficinas e palestras, ao longo dessa semana, são voltados para melhorar a vida dos nossos empreendedores e fortalecer o setor da agricultura familiar. Para isso, o Sebrae tem um importante papel na capacitação de pessoas que, em alguns casos, nunca tiveram a oportunidade de receber, na sua comunidade, uma instituição renomada internacionalmente como o Sebrae”, destacou.

Essa foi a primeira vez que a Associação do Majó recebeu uma atividade do Sebrae. Para a presidente Gessilândia Oliveira o tema da oficina Despertando para o Associativismo vem ao encontro dos interesses dos associados no momento em que reforçamos a ideia de promover o trabalho associativo e que consideramos importante para o fortalecimento da atividade. “Além disso, os conceitos do associativismo foram explicados de forma prática e didática, favorecendo o entendimento para colocá-los em prática no dia a dia. Só temos a agradecer ao Sebrae e dizer que ficamos aguardando o próximo encontro”, falou a presidente.

Edlan Amaral, analista técnico do Sebrae em Juazeiro e gestor do programa no Território Sertão da Bahia, comemora os resultados da jornada. “A cada encontro que acontece, sentimos que o Circuito Agro ganha importância cada vez maior entre os produtores, e para nós fica a constatação de que a iniciativa do Sebrae atende plenamente às necessidades do segmento, contribuindo para o desenvolvimento da economia da região”.

O técnico reconhece ainda que as ações do projeto se tornam mais exitosas graças à participação do público feminino. “Elas estão sempre crescendo nas atividades no campo, e o apoio imprescindível dos órgãos oficiais e as entidades de classe ajuda muito”, reconheceu.

A iniciativa do Sebrae foi executada em parceria com a Prefeitura Municipal de Remanso, através da Sala do Empreendedor, e teve o apoio do Banco do Nordeste S/A, além da Central das Associações de Remanso e Território do Sertão do São Francisco (CEASF), Associação do Majó, Associação de Moradores de Novo Marcos (AMOMA), Comunidade Tamboril, Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso (APPR), Comunidade Iguarapé, Colônia de Pescadores Z41, Comunidade Malhadinha, Comunidade Pau Ferro, Comunidade de Lagoa Grande e Associação Comunitária de Agricultores Familiares e Pescadores de Novo Marcos e Adjacências (ACAFP).

Deixe uma resposta