Secretaria de Saúde de Remanso reforça combate à dengue, agentes de endemias realizam visitas diariamente
A Prefeitura de Remanso através da Secretaria Municipal de Saúde continua intensificando os trabalhos que visam combater a dengue no município. Os agentes de combate às endemias realizam ações permanentes de visitas casa a casa, inspeção a pontos estratégicos e orientações à população sobre o perigo da proliferação do mosquito Aedes aegypti.
De casa em casa os agentes vão orientando os moradores e eliminando possíveis criadouros do mosquito, que é causador da dengue, zika e chikungunya.
“Durante nosso trabalho orientamos que os moradores revistem locais e objetos que possam acumular água e se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti. Os casos têm aumentado no Brasil e precisamos reforçar os cuidados”, ressalta a coordenadorr de combate às Endemias, Marciara.
O secretário municipal de Saúde, Diego Vidal, destaca que é fundamental que os moradores liberem a entrada dos agentes de endemias, que andam uniformizados, em suas residências para vistoriar possíveis focos de criadouros do mosquito.
O Ministério da Saúde orienta as seguintes medidas preventivas:
• -remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos;
• -uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;
• -vedação dos reservatórios e caixas de água;
• -desobstrução de calhas, lajes e ralos;