Remanso acompanha o cenário de cidades como Juazeiro e Petrolina, onde profissionais da saúde relataram à RedeGN um aumento significativo nos atendimentos por síndromes gripais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas UPAs. Em Remanso, moradores também relatam maior procura por cuidados médicos, especialmente entre crianças e idosos.
Diante do avanço dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde de Remanso reforça que, desde o dia 03 de abril, todas as UBSs do município estão aplicando a vacina contra a influenza. A medida visa conter o avanço da gripe e proteger os grupos mais vulneráveis, evitando complicações.
Segundo o boletim InfoGripe da Fiocruz, com dados da Semana Epidemiológica 17 (20 a 26 de abril), o país vive um momento de aumento da circulação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e da influenza A, o que tem provocado alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e hospitalizações, especialmente entre crianças pequenas e idosos.
A pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, destaca que há uma tendência de crescimento de internações por SRAG associadas à influenza em diversas regiões do país. Embora apenas alguns estados, como Amazonas, Pará e Mato Grosso do Sul, apresentem níveis mais altos, a recomendação é que todos os municípios mantenham a atenção e os cuidados.
O rinovírus, outro agente respiratório em circulação, também tem contribuído para o aumento de casos entre crianças e adolescentes, embora com sinais de desaceleração. Já a mortalidade por influenza A entre idosos tem crescido, segundo o boletim.
A Fiocruz orienta medidas preventivas, como:
Uso de máscara em locais fechados ou com aglomeração;
Etiqueta respiratória, como cobrir a boca ao tossir;
Vacinação imediata contra a gripe, disponível nos postos de saúde.
A população de Remanso está convocada a procurar a UBS mais próxima para se vacinar e contribuir na proteção coletiva.