De despedida dos palcos, Gilberto Gil fala sobre cultura brasileira: “Espero continuar contribuindo enquanto viver”
O ano de 2025 será importante para Gilberto Gil, que faz a turnê ‘Tempo Rei’, onde se despede dos palcos após 50 anos de carreira. Em entrevista à Quem, o Imortal falou sobre o momento que vive atualmente e como o cenário da cultura brasileira se transformou ao longo dos anos.
Para Gil, ainda estar nos holofotes em um momento em que o Brasil se destaca internacionalmente, com a indicação ao Oscar de ‘Ainda Estou Aqui’, é a prova de que as pessoas do país sempre acreditaram na cultura, independente do seu tempo.
“Essa efervescência que você identifica na contemporaneidade, nos tempos de hoje, eu acho que ela sempre existiu. Esses reflexos como a indicação de um filme brasileiro ao Oscar, minha turnê de despedida, todas essas coisas representam uma força cultural que o Brasil sempre teve, que vem crescendo com o próprio crescimento da população, do prestígio brasileiro no mundo, a força brasileira da produção agrícola, industrial, cultural”, afirmou.
De acordo com o site parceiro Bahia Notícias, o cantor, músico, escritor e ex-ministro da Cultura ainda afirmou que apesar de se despedir dos palcos, espera continuar contribuindo para a cultura brasileira. “Eu já contribuí nos últimos 50 anos para tudo isso e espero continuar contribuindo enquanto viver”.
A turnê ‘Tempo Rei’ acontece em Salvador no dia 15 de março, na Arena Fonte Nova. Os ingressos estão sendo vendidos no site Eventim e tem apenas os camarotes disponíveis com valores a partir de R$ 725.
Pai de oito filhos, Gil tem quatro obras literárias assinadas: O poético e o político e outros escritos, de 1988, com Antonio Risério; Gilberto bem perto, de 2013, com Regina Zappa; Cultura pela Palavra, de 2013, com Juca Ferreira; e Disposições amoráveis, de 2016, com Ana de Oliveira.
Agraciado com várias comendas nacionais e internacionais ao longo de sua carreira musical e política, e detentor de vários prêmios no Brasil e no exterior, Gilberto Gil foi ganhador em 2015 e 2016 do 26º e 27º Prêmios da Música Brasileira. No primeiro, ganhou na categoria Melhor DVD Especial, com o DVD Gilberto Sambas ao Vivo e, no ano seguinte, na categoria Melhor Álbum de MPB, com o CD Dois Amigos, um Século de Música, feito em parceria com Caetano Veloso. O cantor, compositor e ex-ministro é casado com Flora Giordano Gil, neta de italianos, o que lhe permitiu obter, em 2009, a cidadania italiana.
Bahia Noticias Foto agencia brasil