Polícia Militar apreende uma tonelada de peixe de Remanso transportado ilegalmente no Piauí

 Polícia Militar apreende uma tonelada de peixe de Remanso transportado ilegalmente no Piauí

A Polícia Militar do Piauí, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), apreendeu, nessa quarta-feira (5), uma tonelada de peixe que estava sendo transportada de forma ilegal na PI-140, na saída de São Raimundo Nonato em direção ao município de Canto do Buriti.

A operação foi desencadeada após uma denúncia recebida pelo Centro de Operações Policiais Militares (Copom). Durante a abordagem, os policiais ambientais interceptaram uma caminhonete Hilux branca carregada com peixes sem a documentação necessária.

O condutor afirmou que a carga havia sido retirada do Rio São Francisco, no município de Remanso (BA), e seria distribuída nas cidades de Cristino Castro e Bom Jesus, no sul do Piauí.

Entre as espécies apreendidas estavam tilápia, tambaqui e mandi, totalizando cerca de 1.000 kg de pescado. A ação foi realizada com base na Lei de Crimes Ambientais, que regulamento a pesca e o transporte de pescado no Brasil. O proprietário da carga foi autuado com um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Após os procedimentos legais, o pescado apreendido foi doado à Secretaria de Assistência Social, que ficou responsável pela distribuição do alimento às famílias cadastradas.

Reincidência

Em 24 de janeiro de 2025, uma operação na mesma rodovia apreendeu 500 kg de pescado irregular oriundo de Remanso. A carga, composta por tilápia, piau, carpa e tucunaré, seria levada para Ribeiro Gonçalves (PI). Ações como a operação Piracema e Força Total buscam coibir crimes ambientais, incluindo pesca e transporte durante o defeso.

Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *