Para 29% dos brasileiros, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é ótima ou boa. O percentual, apesar de estar muito distante dos que avaliam negativamente o petista, representa um aumento de cinco pontos percentuais entre a pesquisa Datafolha mais recente e a anterior, realizada em fevereiro deste ano. O levantamento atual foi divulgado neste sábado, 5.
A pesquisa mostrou que a popularidade de Lula subiu, após o presidente atingir o pior patamar de avaliação entre todos os seus mandatos. No Datafolha de fevereiro, o presidente teve uma avaliação positiva de apenas 24%. Naquela edição da pesquisa, 41% consideravam a gestão Lula ruim ou péssima. Agora, esse número está em 38%.
Com relação aos que consideram o governo Lula regular, o percenatual se manteve o mesmo, de 32%. Os números desta edição são melhores que o de fevereiro, apenas, marcando então o segundo pior patamar de avaliação de todos os mandatos do petista.
Já sobre a aprovação ao governo Lula, o panorama é de maior divisão entre os respondentes. Há empate dentro da marge de erro: 49% desaprovam a gestão, enquanto 48% aprovam. Outros 3% dizem não saber.
Da mesma forma, sobre a expectativa com o futuro do governo, há empate: 35% fazem um prognóstico positivo, assim como fazem um negativo. Já outros 28% acreditam que o futuro será regular.
A pesquisa foi realizada entre os dia 1º e 3 de abril, com 3.054 pessoas de 16 anos ou mais, espalhadas por 172 municípios. Segundo o Datafolha, a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.