quinta-feira, abril 3, 2025

Veja o passo a passo do julgamento no STF que pode tornar Bolsonaro réu

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará nesta terça-feira (25) a análise para acatar ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a suposta trama golpista em 2022. Entre os denunciados que serão citados está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin, reservou três sessões para o julgamento. Elas serão na manhã e tarde de terça-feira, além da manhã de quarta-feira (26), caso seja necessário mais tempo de deliberação. As informações são da CNN.

A expectativa é que os ministros consigam votar a questão nesta semana.

Veja passo a passo

O julgamento será aberto por Zanin, seguido por uma leitura do relatório por Alexandre de Moraes.

Depois, haverá a sustentação oral do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Ou seja, Gonet terá 30 minutos para defender a denúncia enviada para o Supremo e sua validade.

Em seguida, as defesas dos oito denunciados poderão se manifestar. Cada uma terá 15 minutos e a ordem de pronunciamento será decidida por Zanin.

Antes de analisar o mérito, os ministros poderão votar questões preliminares, ou seja, definições pontuais que estão no processo e podem comprometer como um magistrado vota no caso.

Depois, o relator avaliará o mérito da denúncia e dirá se a aceita ou não. Os demais ministros, então, poderão dar seus votos.

Caso haja maioria ou unanimidade por acatar a denúncia, os denunciados se tornarão réus e responderão a processo judicial em mais sessões da Primeira Turma do Supremo.

Ao fim do julgamento como um todo, os réus serão absolvidos ou condenados, e caberá aos ministros definir qual a pena e por qual crime cada um será punido.

Recentes

Empresário sofre prejuízo de R$ 50 mil após quedas de energia em Remanso; confira nota

O empresário Carlos Pires, conhecido como Rei do Mel,...

Acelen anuncia redução no preço do gás de cozinha

A Acelen, responsável pela Refinaria de Mataripe, informou nesta...

Polícia Militar aborda homem com tornozeleira falsa com objetivo de ‘atrair’ mulheres

A Polícia Militar do Rio de Janeiro abordou um...

MP vai recorrer da anulação da condenação de Daniel Alves por estupro

O Ministério Público da Espanha anunciou, nesta quarta-feira (2),...

Newsletter

Empresário sofre prejuízo de R$ 50 mil após quedas de energia em Remanso; confira nota

O empresário Carlos Pires, conhecido como Rei do Mel, entrou em contato com o Remanso Notícias para emitir um alerta à população sobre os...

Acelen anuncia redução no preço do gás de cozinha

A Acelen, responsável pela Refinaria de Mataripe, informou nesta terça-feira (1º) a redução de 7,99% no preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), utilizado...

Polícia Militar aborda homem com tornozeleira falsa com objetivo de ‘atrair’ mulheres

A Polícia Militar do Rio de Janeiro abordou um homem que usava tornozeleira eletrônica falsa com o objetivo de atrair mulheres. O fato aconteceu...