Tecnologia

Carregador wireless alimenta 40 smarts a 5 metros de distância

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia Avançada da Coreia do Sul apresentou um protótipo de carregador sem fio capaz de abastecer até 40 smartphones ao mesmo tempo. Usando a mesma técnica de indução eletromagnética utilizado nos telefones atuais, o carregador consegue intervir em gadgets em uma distância de até 4,7 metros.

carregador-sem-fios-criado-por-coreanos-consegue-alimentar-smartphones-e-outros-eletronicos-a-quase-5-metros-de-distancia
Carregador sem fios criado por coreanos consegue alimentar smartphones e outros eletrônicos a quase 5 metros de distância (Foto: Divulgação/KAIST)

Carregadores sem fios comercializados hoje necessitam que celulares sejam dispostos sobre uma base para carregá-los, o que torna a tecnologia ainda pouco prática. No entanto, a equipe liderada pelo professor de Engenharia Nuclear e Quântica, Chun Rim, acredita que a distância entre aparelho e fonte de energia não será uma preocupação daqui a algum tempo.

“Assim como vemos zonas Wi-Fi de internet hoje em restaurantes e ruas, eventualmente haverá muitas zonas Wi-Fi de energia, fornecendo carga sem fio para dispositivos eletrônicos. Vamos usar todos os aparelhos em qualquer lugar e a qualquer momento, sem fios emaranhados e sem se preocupar com o carregamento das baterias”, explica Rim.

O princípio de funcionamento é simples: na base do dispositivo, uma corrente elétrica passa por uma bobina, gera um campo eletromagnético que atravessa a sala e chega às bobinas instaladas nos aparelhos eletrônicos. O resultado é uma nova corrente elétrica inversamente proporcional à distância entre os dois objetos.

Por essa razão, quanto mais próximos do ‘carregador’, mais rápido os eletrônicos recarregam suas baterias. O pico de performance do sistema se dá a três metros de distância, em que o carregador consegue fornecer 1.400 W de potência – suficiente para alimentar vários computadores e mais de vinte TVs LCD.

Por enquanto, a tecnologia está em seu estágio inicial, por isso a bobina receptora de energia ainda é grande demais para caber nos dispositivos atuais. Porém, no futuro, qualquer celular, TV e computador poderá ter um sistema do tipo capaz de recarregar a bateria sem precisar conectar a uma tomada.

Fonte: ExtremeTech e GigaOm

Deixe uma resposta