sábado, abril 19, 2025

Fóssil encontrado na Austrália revela o esperma mais antigo do mundo

mundo antigo (1)

O material pertencia a uma espécie de artrópode e estima-se que tenha 17 milhões de anos

A grande última descoberta cientifica vem diretamente da região de Queensland, na Austrália. No parque arqueológico Riversleigh – que é considerado Patrimônio Mundial da Unesco – os cientistas da Universidade de New South Wales encontraram um fóssil de 17 milhões de anos que continha esperma de uma antiga espécie de camarão que vivia no país.

“Esses são os espermatozoides fossilizados mais antigos já registrados em uma descoberta geológica”, comenta o professor Mike Archer, responsável pelo achado. O especialista já vem escavando a região de Riversleigh há mais de 35 anos. No mesmo local, já foram descobertos outros fosseis inusitados – como o de um ornitorrinco gigante com dentes e um canguru carnívoro.

mundo antigo (2)
Local da escavação onde o fóssil de 17 milhões de anos foi encontrado.

O esperma foi encontrado junto aos órgãos sexuais de um ostracode, que é um artrópode crustáceo de tamanho minúsculo, e impressionou os pesquisadores por ser maior do que o corpo do animal. O fóssil em questão foi coletado pelos pesquisadores em 1988 e repassado para outros especialistas para que eles pudessem analisar melhor o material.

Também é interessante notar que os pesquisadores não podem afirmar ao certo como o esperma se manteve conservado por tanto tempo. No entanto, eles acreditam que os morcegos da caverna que existia no local possam ser os responsáveis pela preservação: “Pequenos ostracodes sobreviviam em piscinas de água na caverna que eram continuamente enriquecidas com excrementos de morcegos”, comenta Archer.

mundo antigo (3)
Imagem aumentada do esperma encontrado no fóssil.

Assim, os cientistas acreditam que as fezes dos mamíferos voadores tenham contribuído para a mineralização dos tecidos. Eles ainda comentam que isso é “totalmente inesperado” e imaginam “que outros tipos de preservações extraordinárias esperam para serem descobertas nesses depósitos”.

Fonte: Science Daily, Sidney Morning Herald, AFP

Recentes

Vítima de acidente na BR-235 é identificada como Egui, taxista de Remanso

A vítima fatal do acidente registrado na noite deste...

Família remansense busca apoio para cirurgia urgente; pequena Maria está perdendo a visão

Maria Fernanda, uma menina doce e cheia de sonhos,...

Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa é parte do tríduo pascal, celebração...

Newsletter

Vítima de acidente na BR-235 é identificada como Egui, taxista de Remanso

A vítima fatal do acidente registrado na noite deste sábado (19), na BR-235, em Remanso (BA), foi identificada como Egui, um conhecido taxista do...

Família remansense busca apoio para cirurgia urgente; pequena Maria está perdendo a visão

Maria Fernanda, uma menina doce e cheia de sonhos, está vivendo um dos maiores desafios de sua vida. Ela está com a visão quase...