Empresa que administra Aeroporto de Barcelona afirma que ação é “totalmente habitual”
BARCELONA – Um avião da UTair teve de fazer uma manobra súbita quando preparava-se para aterrissar no Aeroporto de Barcelona-El Prat. O deslocamento foi necessário para evitar um choque com uma aeronave da Aerolíneas Argentinas, que cruzava a pista.
Mesmo com as imagens impactantes, feitas por um cinegrafista amador, a empresa Aena, responsável pela administração do aeroporto, desmente qualquer incidente e ressalta que a manobra filmada é habitual.
O avião da UTair, um Boeing 767-300 que decolou de Moscou, mudou de rota pouco antes do pouso. O vídeo também registra o momento em que um Airbus A340-300, da companhia Aerolíneas Argentinas, cruzava a mesma pista. Fontes da Aena asseguram ao site espanhol “20Minutos” que a manobra é “totalmente habitual”, aplicada pelos pilotos quando não observam claramente a aterrissagem, por motivos como o tempo ruim. Neste caso, no entanto, o motivo não foi relatado.
Ainda de acordo com a Aena, nem a torre de controle nem os próprios pilotos relataram qualquer incidente. O suposto perigo foi atribuído ao ângulo em que houve a gravação. A manobra, assim, pareceu extrema e perigosa.
Fonte: O Globo