Remansense é destaque na região e tem obra exposta na 7ª Mostra do AVE, em Salvador-BA

 Remansense é destaque na região e tem obra exposta na 7ª Mostra do AVE, em Salvador-BA

A 7ª Mostra do AVE refere-se à exposição das 99 obras de artes visuais estudantis, fruto da experiência visual realizada em 1125 escolas da rede estadual de ensino nas 33 Direc. Com estilos e técnicas distintas (pinturas, grafites, montagens, colagens, esculturas e gravuras), os estudantes do ensino fundamental, médio e equivalentes, revelam suas percepções de si mesmos e as “faces do mundo”, os traços singulares e “os segredos guardados de nossa cultura”, a sua diversidade cultural, evidenciados na simplicidade e nas rotinas da vida cotidiana e no patrimônio artístico da Bahia, tanto na cidade como no campo. Revelam, ainda, as expressões, os tipos sociais que compõem o jeito específico de viver (o vaqueiro, as crianças as mulheres), a africanidade, e as singularidades da natureza, o Sertão, os mangues, o mar e os objetos sagrados dos pescadores, as igrejas e prestam homenagem a artistas.

remansense_destaque_na_regiao

O estudante remansense de 16 anos, Ezequias Ferreira Antunes, do 3º ano do Colégio Estadual Coronel Olímpio Campinho, foi destaque ganhando o AVE (Artes Visuais Estudantis) em Remanso e também a etapa regional em Juazeiro, disputada com alunos de todas as cidades compreendidas pela Direc 15 (Diretorias Regionais de Educação) com a obra ‘A influência da Língua’.

Como representante da Direc 15, sua obra ficou exposta de 28 a 30 de outubro, em uma Vernissage, no Salão das Artes, na Arena Fonte Nova em Salvador-BA, juntamente com os projetos dos vencedores de outras Direcs.

O encontro reuniu os trabalhos desenvolvidos neste ano em mais de mil escolas baianas da rede pública, entre trabalhos científicos, artes visuais, literatura, esportes, música, dança, cinema.

O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas o Secretário de Educação da Bahia e o Governador Jacques Wagner.
Para o Governador, a qualidade dos trabalhos expostos demonstram a potencialidade dos jovens baianos. Gostei muito de tudo que vi aqui, isso mostra a criatividade e a capacidade que esses meninos têm quando são criadas oportunidades como essa. É um estímulo para os estudantes baianos poder criar e produzir projetos de arte e tantos outros dentro do ambiente escolar, além das aulas tradicionais.

A reunião de todas essas iniciativas em um único espaço possibilita uma experiência importante para os estudantes, segundo o secretário de Educação, Osvaldo Barreto. Reunimos aqui o resultado de trabalhos e projetos que são desenvolvidos em cada escola, com cada criança, ao lado dos professores. Isso estimula a educação e a vivência de experiência única para todos os envolvidos.

Fonte: Remanso Online

Leia Também